Tuesday, September 23, 2008

Reia

Reia é o segundo maior satélite (tem um diâmetro equatorial de 1528 km) de Saturno e o maior satélite sem atmosfera deste planeta. Foi descoberto em 1672 por Giovanni Cassini. A composição de Reia é similar a Dione, têm ambos uma rotação sincronizada e um albedo semelhante, resultante de uma superfície gelada. Esta imagem foi obtida a uma distância de aproximadamente 758000 km.

Labels: ,

Friday, September 19, 2008

On Air #9

Tuesday, September 16, 2008

Farewell

Desde de Setembro de 2007 que o rover Opportunity examina a cratera Victoria. No passado mês de Agosto despediu-se dela, registando esta imagem final. A cratera deu aos cientistas indícios sobre o meio ambiente a partir das camadas de rochas dispostas nas paredes desta. Estas rochas permitiram ter acesso a um longo período de tempo que vai da formação destas, até à sua posterior alteração. O rover voltou de novo à planície marciana.

Labels: ,

Saturday, September 13, 2008

De volta a Mercúrio

NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington

A sonda Messenger vai passar novamente pelo planeta Mercúrio a 6 de Outubro. A segunda aproximação será às 9h40 (hora portuguesa) e irá passar a cerca de 200 km de distância do planeta.

As imagens recolhidas na primeira passagem foram sendo conhecidas ao longo do ano e estão disponíveis no sítio desta missão. Esta fotografia permite ver Mercúrio como o ser humano faria se pudesse ir até lá. A imagem foi construída enquanto a sonda se afastava de Mercúrio, de 12800 km a 16700 km, a 14 de Janeiro.

Labels: ,

Sunday, September 07, 2008

(2867) Šteins

As primeiras imagens da passagem de Rosetta, no dia 5, pelo asteróide (2867) Šteins já estão disponíveis. Nas imagens é visível uma cratera enorme, com cerca de 1,5 km de diâmetro. A contagem de crateras é essencial, pois estas permitem calcular de um modo aproximado a idade do asteróide. Até ontem estavam contabilizadas 23 crateras, num asteróide que tem cerca de 5 km de diâmetro.

As primeiras imagens mostram um asteróide muito brilhante, banhado pela luz solar, com um formato de diamante, o que levou o Uwe Keller, o investigador principal da missão a baptizar o asteróide como um “diamante no espaço”. As imagens após a aproximação máxima permitem distinguir melhor as crateras deste asteróide.

Podem seguir os próximos capítulos aqui ou no blogue desta missão.

Labels: ,