Sunday, April 15, 2007

Preocupante ou ridículo?

(cliquem na imagem para ampliar)

Os criacionistas não desistem e continuam a querer uma suposta igualdade de tratamento entre a sua visão e aquela que a ciência defende. A noção de igualdade não tem qualquer validade quando o que está em causa são duas teorias oponentes, em que uma tem sido continuamente comprovada, e a outra subsiste devido à ignorância e ao fanatismo de pessoas que querem impor o modelo da criação do mundo em seis dias, apesar de nenhum dado científico o sugerir. Ao longo do século XX a cosmologia permitiu conhecer em grande detalhe o modo como se desenrolou a evolução do Universo, descartando qualquer possibilidade semelhante modelo ser verosímil. Não por acaso, a Igreja Católica assume hoje o carácter alegórico do Génesis. Mas essa sabedoria ainda não chegou aos criacionistas.

Seis dias não são suficientes, por exemplo, para a formação de estrelas. Só para ocorrer a dissociação entre matéria e radiação foi preciso esperar que a temperatura do Universo descesse até aos 3000 K, o que demorou aproximadamente 300 000 anos. A esta temperatura a radiação existente no Universo não tem energia suficiente para destruir os átomos criados, e os electrões são aprisionados pelos núcleos, formando os primeiros átomos estáveis, como hidrogénio e hélio. É nessa altura também que o Universo se torna “transparente” porque a dissociação entre matéria e radiação permite que os fotões fiquem livres possibilitando que estes cheguem até nós, tornando essa época visível nos satélites como COBE. Como se isso não fosse suficiente, a formação das primeiras estrelas de acordo com os últimos modelos só terá ocorrido entre duzentos e quatrocentos milhões de anos depois do Big Bang. Mesmo que o aparecimento das primeiras estrelas esteja sujeito alterações temporais, ninguém acredita que as primeiras estrelas possam ter precedido os primeiros átomos. Com estes dados a história dos seis dias é demasiado ridícula para poder ser levada a sério. Pior do que isso, as primeiras estrelas (ditas estrelas de população III) tinham propriedades bem diferentes da nossa estrela. O Sol é uma estrela de população I e foi preciso esperar mais de oito mil milhões de anos após o Big Bang para que nascesse.

Mas nos Estados Unidos isto é assunto de discussão e George W. Bush admite que os criacionistas têm direito a expressar o seu ponto de vista. É preciso que as pessoas percebam que em ciência o direito de transmitir uma dada informação ou interpretação da dinâmica da natureza implica uma concordância da teoria com os dados observados. Imagine-se que cada cientista exigia que a sua teoria fosse respeitada, mesmo que esta estivesse desfasada dos dados experimentais? Ridículo não é? Ao nível dos cientistas loucos que aparecem em muitos filmes. Mas é precisamente isto que os criacionistas pretendem. Espero que esta absoluta estupidez não atinja a Europa. Será que algum professor de Biologia português aceitaria leccionar a teoria do criacionismo?

Labels: ,

4 Comments:

Blogger Unknown said...

Só como referência...
Que existiu, que há uns séculos havia que acreditasse nisso...

00:23  
Blogger brunobd said...

Felizmente o fanatismo religioso dos Estados Unidos não tem expressão nenhuma na Europa.

Nós os europeus nem percebemos como é que isto pode ser um tema de discussão.

01:15  
Blogger V.C. said...

Bom, o fanatismo americano é sobejamente conhecido, e pessoalmente, é para mim um país demasiado «extremático» também.
Basta ver até que ponto eles levam certas questões, que poderiam ser resolvidas de modo completamente diferente (e que por vezes nem se consegue perceber onde existe uma questão válida), e que nos EUA são casos imediatos de processos cíveis e criminais.
Enfim, não é uma sociedade, para mim, invejável...


Um abração!!!

22:02  
Blogger brunobd said...

v. c.,

sim, essa capacidade dos estados unidos em tornarem uma questão mínima num modo fácil de ganhar dinheiro é legendária.

Felizmente nem todos os americanos são extremistas. E, depois de Bush, eu acredito que o próximo presidente será sempre mais comedido, seja Democrata ou Republicano. Afinal vai ter de limpar o lixo que Bush fez durante a sua presidência.

Abração!

23:27  

Post a Comment

<< Home