Thursday, March 08, 2007

Mailbox #12

Só vi este filme uma vez, numa cópia em VHS. A qualidade da imagem e do som não eram as melhores, até porque a cassete podia ser considerada uma veterana, tal o uso a que tinha sido sujeita. Apesar disso, em meados dos anos 90, foi um prazer ver um dos filmes ditos menores de Orson Welles.

Hoje, na era do DVD e do triunfo da tecnologia, perante edições que deixam qualquer VHS a uma galáxia de distância, muitas vezes não nos sentimos satisfeitos com o que vemos. As nossas expectativas aumentaram tanto, que exigimos de cada nova edição quase a perfeição!

Felizmente algumas editoras de DVDs destacaram-se precisamente por conseguirem, na maioria das vezes, satisfazer essa exigência. A Criterion desbravou este caminho primeiro que qualquer outra e a ela devemos a necessidade de extras dos dias de hoje. Mas desde 2004 uma editora inglesa iniciou uma nova colecção onde, a cada novo DVD, ganha novos admiradores. Nem sempre acertam, e Assassination é talvez um dos maiores exemplos. Mas e o que dizer da fabulosa caixa com todas as curtas-metragens de e com Buster Keaton? Só tenho pena que o pioneiro Georges Méliès ainda não tenha uma edição ao mesmo nível.

Para já, no entanto, espero rever este filme nos próximos dias.

Mailbox #11

Labels: , ,

2 Comments:

Blogger C. said...

Que tal esta edição a comparar com a da Criterion?

Nunca me dei ao trabalho de comparar os extras e a qualidade da imagem. Pelo menos no packaging, a Criterion vence!

07:36  
Blogger brunobd said...

Eu só tenho a edição da MoC, e em termos de extras digitais a Criterion ganha. Tem a conferência de imprensa onde Howard Hughes desmascara o perito em falsificações. O comentário de Oja Kodar é um extra que só por si vale a pena. A MoC tem a seu favor o comentário do director de fotografia do filme.

Mas o melhor extra da MoC é o booklet e ninguém os bate nesse campo. Eu ainda não vi o filme completo, mas gostei da qualidade de imagem. De qualquer modo a MoC usou a restauração feita para a Criterion.

A minha escolha não foi inteiramente racional. Estou rendido à MoC! Desde que a edição não seja pavorosa e tenha uma qualidade aceitável vou preferir sempre uma edição deles à Criterion.

23:58  

Post a Comment

<< Home