O engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos programas “Word” e “Excel” do Microsoft Office vai finalmente poder satisfazer o sonho de uma vida: ver a Terra do espaço.
Charles Simonyi partiu ontem às 17:31 GMT do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão. No próximo dia 9 a cápsula chegará à
Estação Espacial Internacional (ISS). O comandante
Fyodor Yurchikhin e o cosmonauta
Oleg Kotov que acompanham o milionário norte-americano vão substituir os dois membros da
14ª expedição, o comandante
Miguel Lopez-Alegria e o cosmonauta
Mikhail Tyurin. Charles Simonyi vai regressar à Terra com os membros da 14ª expedição no dia 20 de Abril, deixando os seus colegas da
15ª expedição na ISS. A engenheira de voo
Sunita Williams que fez parte da 14ª expedição permanecerá na ISS com os membros da nova expedição.
Charles Simonyi é o quinto turista espacial. Em 2001, o Norte-Americano Dennis Tito tornou-se no primeiro turista espacial. O Sul-Africano Mark Shuttleworth seguiu-lhe os passos em 2002, enquanto que o terceiro turista espacial, o Norte-Americano Greg Olsen teve de esperar por 2005. Em 2006 foi para o espaço a primeira turista espacial, Anousheh Ansari, uma Iraniana que adoptou a nacionalidade norte-americana.
A empresa Space Adventures proporciona estas viagens de sonho a troco de 25 milhões de dólares. Mas quem puder desembolsar ainda mais dinheiro (cem milhões de dólares) pode deslumbrar-se com a face escura da Lua.
Podem continuar a acompanhar esta aventura no sítio de Charles Simonyi.
Labels: Astronautas, Espaço
2 Comments:
Raios parta, há pessoas com sorte! Ainda por cima, e segundo li algures, vai ter um jantar de luxo com um menú feito à medida pela amiga e comunicadora nata da bricolage Martha não-sei-das-quantas. Por 25 milhões de dólares nem nas próximas três reencarnações... :)
:)
Este é daqueles casos em que nem um desconto ajuda... ainda ficavam a faltar duas reencarnações ;)
Post a Comment
<< Home