Monday, April 02, 2007

The Other Side of the Wind

Será que finalmente vamos poder ver um dos mais míticos filmes inacabados de Orson Welles? O primeiro destes filmes foi “It’s All True” ainda para a mítica RKO. O financiamento de Welles fora de Hollywood é quase tão legendário como os seus filmes. Actuava nos filmes de outros realizadores, emprestava a sua voz como narrador em muitos outros filmes e arranjava os financiadores mais improváveis, valia portanto quase tudo para concretizar mais um filme seu.

Entre estes financiadores esteve Mehdi Bousheri, cunhado de Mohammad Reza Pahlavi, o último Xá do Irão. Alegadamente Bousheri colocou um milhão de dólares à disposição de Orson Welles, para este realizar “The Other Side of the Wind”. Este filme foi feito entre 1970 e 1976. Infelizmente a queda da monarquia, em 1979, devido à Revolução Islâmica teve implicações na produção do filme. Problemas legais vedaram-lhe o acesso ao que filmou com o dinheiro de Bousheri. Os problemas continuaram mesmo depois da morte de Welles em 1985, devido a disputas legais entre os vários detentores de direitos deste filme.

Finalmente, em 2007, uma boa notícia para este filme. Peter Bogdanovich, que participou como actor, anunciou no Festival de Cinema da Flórida na passada sexta-feira que o impasse pode estar perto da sua resolução. Bogdanovich afirmou que depois de sete anos de negociações com um canal de televisão privado (Canal Plus?) este aceitou financiar a montagem dos negativos que Welles deixou em França. Dentro de dois meses o acordo deverá estar concluído.

De acordo com o realizador Peter Bogdanovich a montagem do material filmado vai demorar cerca de um ano, portanto este filme nunca irá estrear antes do segundo semestre de 2008.

O Projector Lunar fica a aguardar mais notícias sobre este filme. É verdade que só Welles poderia editar o seu próprio filme, mas a possibilidade de ver mais uma história imaginada por este realizador merece todo o esforço que Bogdanovich está a desenvolver.

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home