Thursday, April 06, 2006

Venus Express

O lançamento da Mars Express a 2 de Junho de 2003 foi um momento importante para a Agência Espacial Europeia (ESA). Era a primeira vez que uma missão a um planeta tinha sido idealizada e concretizada apenas por europeus. A missão Mars Express foi um sucesso e continua a enviar fotografias extraordinárias da superfície marciana. A autora destas fotografias é a High Resolution Stereo Camera (HRSC). No final da missão a ESA pretende ter toda a superfície do planeta Marte fotografada a cores, em 3D e com uma resolução de 10 metros. Para localizações geológicas consideradas interessantes a resolução atingirá os 2 metros! Podem ver as imagens mais antigas aqui e as mais recentes no sítio da ESA. O sucesso desta missão está patente na decisão, tomada em Dezembro do ano passado, de continuar esta missão por mais um ano marciano. Infelizmente esta missão não foi um sucesso total devido à perda do Beagle 2.

A partir do dia 11 deste mês a atenção da ESA vai dividir-se com a Venus Express. É nesse dia que decorrerá a desaceleração que permitirá à Venus Express ser capturada pela gravidade de Vénus, ficando a orbitar em torno deste. Até lá os cientistas da ESA podem corrigir o percurso da Venus Express para que esta esteja na trajectória adequada para a desaceleração. Depois a Venus Express irá estabilizar numa órbita com um período de 24 horas, que só será atingida no início de Maio.

Labels: ,

2 Comments:

Blogger SIPO said...

As imagens da Mars Express são de facto fantásticas.

500 dias depois e 20 missões programadas a Vénus (nunca concretizadas) parece que é desta que vamos ver «a estrela da manhã» bem de perto. Só espero que não haja nenhum 'vento cósmico', nem nada de muito 'diabólico' na atmosfera do planeta que aborte a missão. Era preciso muito azar!

16:36  
Blogger brunobd said...

Aos poucos a ESA vai adquirindo credibilidade e a distância para a NASA vai encolhendo. Espero que esta missão mostre a qualidade, cada vez maior, das suas missões. No dia 11 lá estarei a torcer pela ESA ;)

23:49  

Post a Comment

<< Home