Wednesday, November 09, 2005

A caminho de Vénus

Depois de Marte é a vez de Vénus. Foi hoje lançada a sonda que ficará a observar e registar dados do planeta Vénus. Em analogia com a Mars Express, foi baptizada de Venus Express. É a primeira vez que a ESA envia uma sonda para Vénus; aos poucos a agência espacial europeia vai consolidando a sua posição entre as suas congéneres. São necessários cinco meses para finalmente começar a cumprir a sua missão. Há muitas expectativas para esta missão, pois apesar de ser o planeta mais perto de nós, as peculiaridades deste tem sido um obstáculo às explorações anteriores.

Visto da Terra, Vénus é um dos mais belos objectos do firmamento e não será por acaso que os gregos o baptizaram com o nome da sua deusa da beleza: Afrodite. Vénus é apenas a apropriação da mesma ideia pelos colonizadores romanos.

Aparentemente Vénus é o irmão gémeo do planeta Terra, contudo a vida é praticamente impossível no primeiro, enquanto que no segundo floresce todos os dias. Afinal que tipo de vida poderia sustentar um planeta com temperaturas da ordem de 500 ºC; uma pressão atmosférica à superfície noventas vezes superior à pressão atmosférica na superfície terrestre; uma atmosfera com uma percentagem de dióxido de carbono superior a noventa por cento; e nuvens de ácido sulfúrico?

Durante as décadas de 60, 70 e 80 apenas a União Soviética parecia conseguir superar desafios tão complexos, com as suas sondas Venera. Os Estados Unidos tiveram de esperar pelos anos 90, para que a sonda Magalhães tivesse o sucesso que escapou às sondas Mariner. Daqui a cinco meses será a vez da Europa. Podem continuar a acompanhar esta missão aqui.

O Japão planeia abordar o planeta Vénus no início de 2008. Podem ler os objectivos da missão Planet C aqui.

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home