Wednesday, March 29, 2006

George W. Bush vs Science

Em Abril do ano passado dava conta neste blogue, da descoberta de um novo estado da matéria, feita num acelerador de partículas norte-americano: RHIC (Relativistic Heavy Ion Collider). Um dos quatro detectores (ALICE) do futuro maior acelerador de partículas, LHC (Large Hadron Collider), na Europa, vai ser dedicado ao estudo das propriedades de um plasma de quarks e gluões. A importância deste resultado científico é ilustrada na posição cimeira que ocupa, para o Instituto Americano de Física, nas maiores descobertas científicas de 2005.

Infelizmente a administração Bush não tem a mesma opinião, pois decidiu cortar nas despesas deste, defendendo ao mesmo tempo a estratégia neoliberal de libertar os muitos ricos de não pagarem impostos, para assim poderem investir mais… Mas quem é que acredita nestas histórias?

Mas para a história ter um final feliz, em Janeiro deste ano, um matemático americano, James Simmons, decidiu contribuir com 13 milhões de dólares para que o RHIC pudesse prosseguir as suas actividades. Como é que um matemático conseguiu amealhar tanto dinheiro? Apropriadamente com um modelo matemático que lhe permitia fazer investimentos no mercado financeiro com segurança. Hoje é um dos gestores de fundos de investimentos mais respeitados. James Simmons comentava assim a sua atitude:

“There were two factors that really motivated me. First was just the absolute wastefulness of such a valuable facility to just sit there for a year. That makes no sense ... and then there is the morale at the lab. It's very hard to keep the best scientists, and I love to see good science get done.”

Apesar da notícia já não ser nova, data de 20 de Janeiro, decidi colocá-la no blogue, pois ilustra muito bem opiniões antagónicas no que diz respeito à ciência. Há quem considere que tudo deve estar sujeito à lógica mercantilista do lucro. Infelizmente este tipo de pensamento está a tornar-se único, não admitindo a mínima oposição. Nesse sentido, o investimento num projecto que procura satisfazer apenas a curiosidade científica, ainda por cima de algo que só foi relevante no início do universo, é para alguns completamente intolerável ou, no mínimo, despropositado. Felizmente para outros é justamente aquilo que permite ao ser humano sair dos seus egoísmos, das quezílias do dia-a-dia e de uma existência cinzenta. São precisamente estes projectos que mantém viva a capacidade de sonhar e do ser humano se maravilhar perante a natureza. Muitos tentam justificar estes projectos, que envolvem somas colossais de dinheiro, com as novas tecnologias que proporcionam. Sendo um aspecto relevante, aquilo que na verdade justifica estes investimentos – e que irá perdurar – é o novo conhecimento científico. Esta é verdadeiramente a razão para derreter tantos milhões de dólares.

Desvendar os segredos do novo estado da matéria é razão mais do que suficiente para prolongar o investimento no RHIC.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home