Thursday, April 20, 2006

Na infância do planeta vermelho

A missão Mars Express identificou cerca de 90% da composição mineral da superfície marciana. Os cientistas identificaram três épocas geológicas. A mais interessante é a mais antiga, que decorreu desde a formação do planeta até há 4,2 mil milhões de anos atrás.

O responsável por esta proeza é o espectrómetro OMEGA da Mars Express. Identificou um tipo de mineral – filossilicatos (Si2O5) – que para se formar necessitam da presença de água. A existência desta desperta sempre a atenção dos cientistas, pois é fundamental para o aparecimento de vida semelhante à que foi gerada na Terra. Esta descoberta torna os locais, onde este tipo de mineral foi encontrado, muito apetecíveis para as próximas missões. Esses locais são Marwth Vallis, Arabia Terra, Terra Meridiani, Syrtis Major e Nili Fossae.

A missão ExoMars da ESA deverá aterrar, em Marte, numa dessas regiões para poder estudar com mais pormenor as pistas agora encontradas. Mas ainda temos de esperar bastante, pois esta só deverá partir em 2011.

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home