Dois novos satélites de Plutão?
Ainda não está confirmado mas a Advanced Camera for surveys do telescópio espacial Hubble detectou dois objectos celestes que podem ser duas possíveis luas a orbitar em torno de Plutão. Depois da descoberta do primeiro satélite em 1978 (Caronte), o ano de 2005 fica marcado pela descoberta de mais duas luas de Plutão. As luas têm a designação provisória de S/2005 P1 e S/2005 P2. A primeira destas terá aproximadamente um diâmetro de 45 km, enquanto a segunda um diâmetro de 180 km. Como comparação o maior asteróide – Ceres – tem um diâmetro aproximado de 950 km, enquanto Caronte tem um diâmetro aproximado de 1200 km.
Os dados já recolhidos sugerem que estes orbitem em torno de Plutão a uma distância dupla ou tripla da distância média entre o planeta e órbita de Caronte.
As primeiras imagens foram obtidas a 15 e 18 de Maio deste ano. Em Fevereiro do próximo ano a equipa que analisou os dados do Hubble planeia obter novas imagens para confirmarem ou não se P1 e P2 são efectivamente duas luas de Plutão.
A notícia foi dada aqui.
Labels: Plutão, Sistema Solar

0 Comments:
Post a Comment
<< Home