Monday, October 17, 2005

Little Nemo in Slumberland

Em 1895 não nascia apenas o cinema mas também outra arte que tem sido ao longo do tempo infelizmente desprezada: a banda desenhada. O nascimento desta arte está associado a The Yellow Kid de Richard Felton Outcault.

A nona arte evolui rapidamente e várias séries de BDs posteriores ao The Yellow Kid vão também ficar famosas. Entre elas destaca-se a obra-prima de Windsor McCay: Little Nemo in Slumberland. A sua obra consegue o milagre de encantar o público da época e o respeito e a admiração dos críticos de BD ao longo de mais de 100 anos.

Na minha BDteca já tenho um livro que reúne as histórias de Little Nemo desde 1905 a 1914 da Evergreen/Taschen. Contudo este livro vai ser ofuscado por uma nova edição...

A grande notícia – dada pelo New York Times – é que foi apresentado oficialmente no passado dia 15 um livro com as páginas de Domingo no tamanho original de Little Nemo.

O autor desta proeza é Peter Maresca, o editor do livro, cuja a paixão por Little Nemo, vai ao ponto de trazer para a actual edição as imperfeições originais das páginas impressas nos jornais!

Depois de uma série de editoras ter recusado este projecto megalómano, foi Art Spiegelman quem lhe sugeriu que o próprio criasse uma editora. Ele aceitou o repto e nascia assim a Sunday Press Book com o propósito de editar este volumoso livro. A impressão dos primeiros 5000 livros demorou 60 horas!

Art Spiegelman, Chris Ware e Patrick McDonnell desfazem-se em elogios em relação a esta edição, como podem ler na página oficial da editora.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home