Monday, October 10, 2005

O eclipse solar nos primeiros filmes

Uma semana depois do último eclipse alunar solar resolvi voltar a escrever sobre este tema. Mas desta vez vou abordar os três primeiros filmes baseados nos eclipses solares.

O primeiro filme chama-se How He Saw the Eclipse e foi feito em Junho de 1900. Trata-se de uma comédia onde o astrónomo surge como alguém distraído e portanto um alvo fácil para quem o queira ridicularizar. A companhia que produziu o filme foi a célebre Biograph e o operador foi Arthur Marvin. O segundo filme foi realizado em 1905 por Segundo de Chómon e tem o título simples de Eclipse de Sol. Este é o único dos três filmes de âmbito documental e científico. Curiosamente os dois primeiros eclipses solares totais do século XX, na península ibérica, ocorreram a 28 de Maio de 1900 e 30 de Agosto de 1905. Tendo em conta as datas é muito provável que o primeiro eclipse tenha inspirado o filme da Biograph e o segundo eclipse tenha sido filmado por Segundo de Chómon.

Por último em 1907 Georges Méliès realizou Eclipse de soleil en pleine lune. Tal como no primeiro filme, o eclipse solar serve de base para um último gag. Méliès contudo adiciona-lhe também uma paixão entre um Sol e uma Lua antropomórficos. Neste filme o astrónomo é um professor e, tal como no primeiro filme, distraído. Obviamente a figura que ilustra este texto é deste filme. Podem ver uma lista com mais filmes relacionados com o eclipse do Sol ou da Lua aqui.

A figura do cientista como alguém genial, distraído e incapaz de comunicar com os outros é claramente anterior a Albert Einstein. Este só veio contribuir para difundir o mito!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home