Tuesday, October 04, 2005

Prémio Nobel da Física de 2005

O prémio Nobel da física de 2005 foi anunciado hoje e vai ser partilhado por três físicos. Metade do prémio foi para o americano Roy J. Glauber enquanto a outra metade foi para: Theodor W. Hänsch e John L. Hall. Os três vão receber o prémio devido ao seu trabalho na área da óptica quântica.

Glauber desenvolveu um trabalho de âmbito teórico nos anos 60 sobre o comportamento da luz que permitiu estabelecer as bases da óptica quântica. Isso permitiu, por exemplo, clarificar as diferenças entre uma fonte de luz que irradia segundo todas as frequências – como uma lâmpada das nossas casas – e de fontes de luz coerente como o laser que emite apenas segundo uma frequência única.

Os outros dois cientistas (um alemão e outro norte-americano) receberam o prémio Nobel pelo seu contributo experimental para óptica quântica. Desenvolveram uma técnica que permite conhecer com maior exactidão a emissão ou absorção dos fotões pelo átomo. Para isso tiveram de gerar impulso com a duração de femtosegundos para poderem examinar a natureza quântica dos átomos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home