Friday, September 23, 2005

Eclipse Anular do Sol

A 3 de Outubro vai ser possível observar numa estreita faixa da província de Trás-os-Montes um eclipse anular do Sol. Dos diversos tipos de eclipse que podemos presenciar este é, talvez, o mais bonito. O anel resultante torna este tipo de eclipse mais espectacular. A diferença entre o eclipse de 3 de Outubro e um eclipse solar total deve-se à distância entre a Terra e a Lua não ser igual em ambos os casos. A explicação está no facto da órbita da Lua não ser circular. A distância entre ambas varia: quando a Lua está mais próxima da Terra (periélio) ocorre o eclipse solar total; quando a Lua está mais afastada da Terra (afélio) ocorre o eclipse anular do Sol. Como a dimensão aparente da Lua no afélio é menor, esta não consegue cobrir totalmente o Sol. Porém, em ambos os casos as condições de alinhamento do Sol, Lua e Terra são satisfeitas, aquilo que muda são as distâncias relativas entre os corpos.

O eclipse anular do Sol não é muito frequente – em Portugal o último ocorreu em 1764! Talvez isso convença alguns a deslocar-se ao nordeste de Portugal. Só assim poderão ver ao vivo o bonito anel de fogo. É também uma boa oportunidade para visitar Argozelo e outras terras da região.

Podem ler mais detalhes e ver mais figuras aqui e aqui. De salientar a última recomendação, um sítio português de grande qualidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home