Monday, September 26, 2005

Teaching gravity

Este cartoon de D. C. Simmons a ridicularizar os partidários do “Intelligent Design”, pode servir para alertar alguns criacionistas ou pelo menos para avisar os mais ingénuos.

É curioso que em pleno século XXI ainda seja tão difícil de aceitar que todos os seres vivos do planeta Terra são o resultado de uma evolução de milhares de milhões de anos, fruto de incontáveis combinações aleatórias. A incapacidade humana em aceitar que não somos especiais, mas simplesmente uma das espécies que evoluiu juntamente com outras, é realmente mais forte do que se pensa.

Um dos que parece ter dúvidas é George W. Bush. Ter um presidente que defende o ensino da teoria “Intelligent Design” em pé de igualdade com a evolução devia entristecer qualquer cidadão norte-americano. Segundo ele, as crianças devem conhecer os dois pontos de vista em discussão, para que depois possam escolher entre eles. É um ponto de vista defensável, quando não há provas evidentes em prol de um deles. Mas desde 1859 – ano em que Darwin publica “A origem das Espécies” – as provas a favor da teoria da evolução foram acumulando-se e é com incredulidade que se lê estas notícias. Como é que os criacionistas explicam os fósseis e, mais do que isso, a evolução que se pode observar nestes?

Infelizmente isto não passa de uma manobra dos neoconservadores dos EUA para alargarem ainda mais o seu poder e influência. Ao acusarem os cientistas de arrogantes por não aceitarem debater estas questões, eles esperam conquistar mais pessoas para sua causa. O pior é que o objectivo destes a longo prazo vai muito para além do criacionismo. Aquilo que eles querem é acabar com a separação entre o Estado e a religião. Cabe aos cidadãos expulsar estes indivíduos do poder o mais rapidamente possível.

Michael Moore bem que podia fazer um filme sobre os criacionistas…

0 Comments:

Post a Comment

<< Home