Monday, May 21, 2007

Wishlist

A editora Masters of Cinema colocou hoje à venda o seu primeiro DVD do realizador Georg Wilhelm Pabst. Conheço muito pouco da obra de Pabst, mas quando se fez um filme como “A Caixa de Pandora” talvez não seja preciso fazer mais nada. Este filme continua a ser capaz de encantar as novas plateias e manter as outras com vontade de voltar a ver a delicadeza e a sexualidade de Louise Brooks. Poucas actrizes conseguiram simbolizar de um modo tão certeiro a independência e a sexualidade desinibida e descomplexada da mulher moderna. Brooks foi para a Europa filmar com Pabst deixando para trás a poderosa máquina de sonhos de Hollywood. Pagou bem caro essa afronta, mas isso contribuiu para tornar o seu cariz rebelde legendário não o limitando ao grande ecrã.

Jean-Luc Godard homenageou-a em Viver a Sua Vida, onde Anna Karina adopta o mesmo corte de cabelo com que Louise Brooks deslumbrava as plateias masculinas em “A Caixa de Pandora”. A possibilidade de ver o outro filme onde esta actriz também actua para Pabst é obrigatório.

Mas não é tudo! Esta é a lista de DVD da MoC confirmados até agora.

#23 – Nosferatu

#25 – Tabu (Tabu: A Story of the South Seas)

#40 – Os Nibelungos (Die Nibelungen: Siegfried Tod, Die Nibelungen: Kriemhilds Rache)

#41 – A Mulher na Lua (Frau im Mond)

#44 – Chinmoku (Masahiro Shinoda)

#46 – Le Silence de la Mer (Jean-Pierre Melville)

#52-#55 Mizoguchi vol. I

#56-#59 Mizoguchi vol. II

“Nosferatu” vai ser comercializado pela primeira vez em DVD com a partitura original de Hans Erdmann. Mas como já possuo este filme na edição do BFI a prioridade vai para os outros filmes. Os filmes de Fritz Lang são imprescindíveis. Se há realizador que ambiciono ter a obra completa nos melhores DVD possíveis é precisamente este.

Depois da caixa dedicada a Buster Keaton, as duas caixas de Kenji Mizoguchi são uma prioridade. “Os Contos da Lua Vaga” é um dos meus filmes preferidos e desde ai sempre que posso tento ver mais filmes deste realizador. Entretanto em Portugal editaram, que eu saiba, os primeiros filmes em DVD desse realizador japonês. Curiosamente a Carlotta Films prefere editar logo cinco filmes. Mas para a nossa bolsa talvez não seja má estratégia dividir os filmes em duas caixas.

O filme de Shinoda vai despertar muita curiosidade, pois é a obra sobre a qual Martin Scorsese se vai basear no seu novo filme. Este para mim não será tão obrigatório como os primeiros mas não me importava de o comprar. Infelizmente vamos ter de esperar mais tempo por "Os Nibelungos", "Nosferatu" e "Tabu".

Há rumores que para o fim de 2007 ou inícios de 2008 a MoC irá editar uma caixa de DVD com cinco filmes mudos de Ernst Lubitsch. Os filmes são Anna Boleyn, Die Austernprinzessin, Die Bergkatze, Ich möchte kein Mann sein e Sumurun. Estão disponíveis nesta caixa alemã. Ernst Lubitsch é um dos realizadores que mais me deslumbrou nos últimos dois anos à custa da cinemateca.

Ainda sem número, mas asseguradas por Nick Wrigley neste fórum internacional vamos também poder ver este ano o primeiro Luchino Visconti e mais dois Murnau nesta colecção:

Belissima, Phantom e Der Letzte Mann.

As datas previsíveis para as várias edições são:

Junho (25) – Le Silence de la Mer

Setembro – Belissima e Chinmoku

Outubro – Frau Im Mond, Phantom e Der Letzte Mann.

Novembro – Mizoguchi vol. I

Dezembro – Mizoguchi vol. II

Os filmes que vão constar nas duas caixas de Mizoguchi de acordo com o catálogo da MoC são estes:

A Senhora Oyu (1951)

Os Contos da Lua Vaga (1953)

Os Músicos de Gion (1953)

O Intendente Sansho (1954)

A Mulher de Quem se Fala (1954)

Os Amantes Crucificados (1954)

A Imperatriz Yang Kwei-Fei (1955)

A Rua da Vergonha (1956)

Labels: , , , , , ,

4 Comments:

Blogger Nuno said...

"Diary of a lost girl" também está na minha wishlist! Sou um novo adepto dos MoC... O primeiro que comprei: "Sunrise". Seguiu há pouco "The Idiot" de Kurosawa, e agora encomendei "The Naked Island" e "Twenty-Four Eyes".
Devia ter visto este post uns dias antes, não sabia destas duas caixas Mizoguchi... e entretanto comprei "Ugetsu" na Criterion. :(

08:35  
Blogger brunobd said...

O meu DVD deve chegar na próxima segunda :)

A edição do "Ugetsu" da Criterion foi muito elogiada e um Criterion é sempre uma boa compra ;)

E este filme do Mizoguchi é um daqueles casos (raros) em que a posse de duas edições não será despropositada.

Um abraço e bem-vindo a este blogue .

00:01  
Blogger Nuno said...

Pois é, esse Criterion sempre vale a pena... nem que seja só pelo documentário de 150 min sobre Mizoguchi, realizado por Kaneto Shindo himself (o qual tem alguns filmes no MoC - comprei "Naked Island" há pouco). Estou morto por ver isto!

00:49  
Blogger brunobd said...

Eu só não compro esse porque acredito nas edições cuidadas por parte da MoC. Até agora nenhum dos DVD desta editora me desiludiu. :)

Só tenho pena de não ter mais. Ainda não tenho nenhum dos filmes do Shindo.

19:46  

Post a Comment

<< Home