Friday, April 27, 2007

O génio vê os seus desejos realizados

Stephen Hawking, um dos físicos teóricos contemporâneos mais famosos, experimentou ontem pela primeira vez a sensação ausência de gravidade, em tudo semelhante à que é sentida pelos astronautas. Para um homem que sofre de paralisia muscular devido a uma doença neurológica degenerativa (esclerose lateral amiotrófica), a sensação de ver o seu corpo a flutuar num voo de gravidade zero, apesar de ter durado apenas 25 segundos, foi soberba. Hawking pensa já no próximo passo, uma viagem no espaço. A empresa "Zero G" torna possível a concretização destes sonhos. A vantagem de se ser um génio é que nos pagam para os realizar!

Esta paixão pelo espaço é natural para um cientista que tenta deslindar os mistérios mais profundos do Universo. Hawking afirmou anteriormente que a continuidade da espécie humana assenta na exploração de habitats e colónias fora do nosso planeta.

“Once we spread out into space and establish colonies, our future should be safe.”

Para alguns estas declarações podem parecer exageradas, mas por muito que nos assuste ou nos pareça ridículo, se não sentirmos necessidade de procurar outra morada, é porque provavelmente sofremos uma tragédia que destruiu o nosso planeta. Se isso não acontecer vai chegar o momento em que, mesmo com as melhores políticas ecológicas, será impossível ao nosso planeta gerar recursos para alimentar uma população gigantesca.

Labels: ,

4 Comments:

Blogger V.C. said...

Grande Hawking!... Sabes que a primeira obra que li dele, foi o 'Uma Breve História do Tempo'.
Na altura, era muito jovem, andava ainda no liceu, se a memória não me falha, no meu 9º ano, e achei-o demasiado conservador.
Actualmente, acho-o exactamente o contrário, focando-se em questões cruciais e que para mim, são parte da génese não apenas da busca pelo conhecimento mas também do futuro desta nossa espécie.
Dou-lhe toda a razão, nas afirmações dele, só tenho pena, aliás, não sei como é possível, que mais ninguém coloque estas questões e se aperceba da importância das respectivas respostas...


Um abraço grande!

PS: Quem me dera ir lá acima... Se tivesse um Delorean...

00:35  
Blogger brunobd said...

Olá vc,

também foi o primeiro livro dele que li.

É preciso ver que a exploração espacial só começou nos anos 50. A consciência cósmica só começou a ser criada a partir dai e é natural que ainda seja vista por muitos como uma excentricidade.

Mas é uma inevitabilidade. Se quisermos realmente ser "eternos" temos de pensar seriamente em colónias. Mas temos tempo para as construir ;)

Abração!!!

23:43  
Blogger V.C. said...

Quem me dera ser um desses colonos...


Snif, snif...

01:06  
Blogger brunobd said...

Ainda vai demorar algum tempo até fazerem a primeira lol

Só na próxima reencarnação ;)

12:35  

Post a Comment

<< Home