Monday, November 07, 2005

Dom Quijote de Orson Welles

Depois de Sunrise, vamos poder ver no King um filme com a assinatura de Orson Welles.

Os filmes inacabados de Orson Welles são quase tão míticos como o Citizen Kane. A aventura de Dom Quijote começou em 1955 e a morte do actor Mischa Auer, que deveria interpretar o famoso cavaleiro andante, foi apenas o primeiro dos contratempos, que tornaram impossível a estreia deste filme ainda em vida de Welles. O actor escolhido para o substituir foi Francisco Reiguera.

Em 1989, o distribuidor espanhol Patxi Irigoyen inicia o projecto colossal de reunir todo o material disperso deste filme. Antes disso existia apenas existia uma versão de quarenta minutos editada pelo realizador Costa Gravas para a Cinemateca Francesa. Em 1992, embora sem uma sequência onde Dom Quixote ataca o ecrã, era finalmente possível apresentar um filme de 116 minutos. A primeira exibição da versão espanhola ocorreu no dia 20 de Abril no âmbito da Exposição Universal de Sevilha.

Patxi Irigoyen produziu a nova montagem/versão com a colaboração preciosa de Jess Franco a partir das notas deixadas por Orson Welles. É esta versão que poderemos ver no Nimas a partir de quinta-feira. Na impossibilidade de poder ver o filme definitivo de Orson Welles podemos mesmo assim assistir a algo que esteja próximo das suas intenções. Contudo o próprio produtor confessa que:

We're not saying this is a Welles film because he did not complete it. I'm certain that if Welles were to see this film today, he would not even like some parts and want to change them.”

Podem obter mais detalhes aqui e aqui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home