Saturday, October 07, 2006

Cratera Vitória

A imagem obtida pelo High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) da Mars Reconaissense Orbiter é simplesmente espectacular. A cratera Vitória com um diâmetro de 800 metros estava, desde o início da exploração em solo marciano, na mira dos geólogos devido à sua profundidade. Fazendo zoom é possível distinguir o rover próximo da fronteira da cratera.

O local escolhido para o rover Opportunity pousar foi a cratera Águia, cuja a profundidade é de apenas 50 centímetros. Depois o rover dirigiu-se para a cratera Endurance, com sete metros de profundidade, onde esteve seis meses. Comparando estes valores com os da cratera Vitória, que parece ter pelo menos 60 metros de profundidade, facilmente se percebe a euforia dos geólogos. Os estratos disponíveis em 60 metros podem dar indícios preciosos sobre o período onde a água corria na superfície marciana. Os cientistas vão poder recuar bastante no tempo geológico de Marte.

Esta cratera está localizada no Meridiani Planum, próximo do equador do planeta. O rover Opportunity demorou 21 meses terrestres a atingir esta cratera.

Labels: ,

3 Comments:

Blogger SIPO said...

Esta imagem é fantástica!
Se até a Opportunity encontraram ali 'estacionada' só falta mesmo encontrar a 'chave' para saber se em Marte terá existido água!

18:08  
Blogger brunobd said...

É mesmo isso que eles esperam encontrar nesta cratera ;)

Por uma imagem destas já valeu a pena toda a missão!

22:31  
Blogger SIPO said...

Esta já é a última 'revelação' da NASA: http://www.jpl.nasa.gov/images/mro/2006-10-16/pia01923-browse.jpg

15:50  

Post a Comment

<< Home