Saturday, September 02, 2006

De volta...

A máquina fotográfica de alta resolução – Long Range Reconnaissance Imager (LORRI) – que a sonda New Horizons possui, foi utilizada pela primeira vez. A escolha recaiu sobre um aglomerado de cerca de oitenta estrelas, Messier 7, mas o objectivo real é verificar se a LORRI estará em condições de oferecer imagens de alta resolução de Plutão, Caronte, Hydra e Nix, lá para 2015.

Este mês de Agosto vai entrar para a história da astronomia como aquele em que o número de planetas do Sistema Solar encolheu. Depois de ter sido despromovido à nova categoria de planeta anão, Plutão, continua, ainda assim, a ser muito estimulante, até porque a informação sobre ele não abunda. Mas anda por ai uma petição para que Plutão não perca o estatuto de Planeta. Mas voltar atrás implica, a longo prazo, uma inflação do número dos planetas do Sistema Solar. Foi, precisamente, para evitar isso que a IUA decidiu criar a nova classificação de “planeta anão”.

Mas as novidades do mês de Agosto não se ficam por aqui. A sonda Voyager 1, no dia 15 de Agosto, passou a distar do Sol, uma distância de 100 UA, sendo o primeiro engenho fabricado pelo Homem a consegui-lo. Apesar de ter sido lançada depois da Pioneer 10, a Voyager 1 ultrapassou-a 17 de Fevereiro de 1998, afastando-se depois, progressivamente, cada vez mais. Um mês cheio de novidades astronómicas!

Entretanto, foi apresentado anteontem, no Festival de Veneza, o filme mais aguardado por mim: “The Black Dahlia” de Brian de Palma. Para finalizar a polícia norueguesa recuperou dois quadros desaparecidos de Edvard Munch.

Com tanta notícia e novidade estava na altura do Projector Lunar voltar ;)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home