Sunday, September 10, 2006

Paisagem digital #15

Les Cypres - 1907

Vi este quadro na exposição temporária do Museu Nacional de Arte Antiga esta semana. Podem ver alguns dos quadros presentes nesta exposição na página dedicada à colecção de arte do Doutor Gustav Rau. A exposição reúne 95 quadros de uma colecção com cerca de 800. Destes noventa e cinco interessavam-me, principalmente, aqueles dedicados ao impressionismo e ao fauvismo.

Estava especialmente interessado nos quadros do meu impressionistas preferido: Claude Monet. Nesta exposição há quatro quadros dele e o meu destaque vai para “Casas na Neve na Noruega”. Quase sem motivo, apenas uma casa numa paisagem branca. Mas é sem dúvida uma pintuira ideal para perceber o que movia os impressionistas. Pintar a realidade como ela era e não como a imaginávamos. Assim aquela paisagem deixava de ser um branco puro, para adquirir várias tonalidades, desde o rosa ao creme, passando pelo cinzento. Estão lá todas as variações possíveis com a cor branca!

Mas devo dizer que o quadro dedicado à história bíblica de David e Golias, da autoria de Guido Reni, também me ficou na memória. Principalmente a armadura que Golias envergava e o rosto imberbe de David. A fragilidade do segundo e o poderio do primeiro criam um tal desequilíbrio, que quase parece impossível que uma funda tenha sido suficiente para derrotar o gigante. A espada acima de David, preparada para degolar o gigante Golias, e o ar atordoado de Golias, convencem-nos da vitória do primeiro. Mas talvez, numa pintura tão limpa, e de tons escuros, o rasto de sangue, num vermelho vivo, na cabeça de Golias e na pedra que o atingiu, seja ainda mais eficiente.

Curiosamente, lembro-me de uma história do Universo Marvel, onde os super-heróis venciam Galactus. Também ai era um combate entre David e Golias. Enfrentar um ser que existia desde o princípio dos tempos e que nem o poderoso Mefisto o conseguiu derrotar, dá bem a dimensão do poder desse semi-Deus. Para vencerem Galactus, Mr. Fantastic utiliza o seu corpo como uma funda, que catapulta O Coisa contra o alienígena, levando-o a cair inconsciente, no chão. E não me parece que isto seja uma mera coincidência…

É sem dúvida uma exposição a visitar. Aproveitem os últimos dias pois esta termina a 17 deste mês.

Paisagem Digital #14

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home