Saturday, June 24, 2006

Countdown...

O maior acelerador de partículas, Large Hadron Collider (LHC), vai entrar em funcionamento em Novembro de 2007. Mas só na Primavera de 2008 os feixes de protões vão atingir, no momento da colisão, a impressionante energia de 7×1012eV (7 TeV). Como são dois feixes, a energia total disponibilizada será de 14 TeV.

Para se ter a ideia do que essa energia representa, a massa dos protões é, aproximadamente: 0,9×109eV/c2 (0,9 GeV/c2). Comparando esta energia, com a que os feixes de protões atingem no momento da colisão, constata-se que a energia destes, aumentou, por um factor superior a mil!

No LHC vão decorrer quatro experiências. As duas mais conhecidas são: Atlas e CMS. As outras duas são: LHCb e ALICE. Com o início das actividades no LHC, espera-se que o CERN volte a desempenhar um papel decisivo na física de partículas. Uma das suas primeiras missões será obter a massa do quark Top com maior precisão, assim como o fugidio bosão de Higgs. Mas aquilo que entusiasma os físicos é a possibilidade das experiências no LHC permitirem testar a validade de algumas das teorias, pós Modelo Standard, como a Supersimetria (SuSy).

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home