Thursday, April 27, 2006

LHC vs ILC

Em 2007 começará a funcionar o LHC: o maior acelerador de partículas do mundo, na Europa. Os quarks (e antiquarks), que constituem os protões (e antiprotões), serão acelerados numa circunferência com 27 quilómetros de perímetro. Depois dos últimos sucessos em física de partículas terem sido americanos (a descoberta do quark top e das propriedades físicas do plasma de quarks e gluões) a Europa prepara-se para tomar a dianteira.

Tendo em conta isso, uma comissão norte-americana, liderada por Harold Shapiro, definiu quais devem ser as prioridades na área da física de partículas elementares, para os Estados Unidos. Em primeiro lugar deverá estar o investimento no LHC. Contudo, de acordo com o mesmo comité a construção de um acelerador de partículas, concorrente do LHC, deverá ser a segunda prioridade. O início da actividade está previsto para 2015. Ao contrário do LHC, o acelerador americano – International Linear Collider (ILC) – pertencerá à categoria dos aceleradores lineares, como o SLAC.

Obviamente os Estados unidos não podem ficar de fora do LHC, mas este comité torna claro que, para o país manter a supremacia nesta área, é fundamental a construção de um acelerador para a escala de energias de TeV (1012 eV), tal como o LHC, nos Estados Unidos. Nas palavras de Harold Shapiro:

“For a nation the size and wealth of ours, it is important to take leadership”

4 Comments:

Blogger Mono said...

The report says: "The committee has concluded that the price the United States would pay by forfeiting a leadership position in particle physics is too high. Leadership in science remains central to the economic and cultural vitality of the United States."

01:39  
Blogger SIPO said...

Entretanto, segundo li na Lusa, «o Laboratório Europeu de Física de partículas (CERN), a que Portugal aderiu em 1985, pediu um novo empréstimo para prosseguir a construção do seu Grande Acelerador de Hadrões (LHC), anunciou o director-geral da instituição».

"Tivemos de recorrer ao Banco Europeu de Investimentos (BEI) para nos conceder um crédito que nos permita terminar o que será o maior acelerador de partículas construído até agora", explicou Robert Aymar, numa conferência de imprensa em Genebra.

17:23  
Blogger brunobd said...

el mono,

Este relatório feito por norte-americanos é muito bom para mostrar aos que defendem políticas neoliberais. Se até os norte-americanos reconhecem a necessidade de haver áreas estratégicas onde o Estado deve investir, haverá razão para em Portugal continuarem a querer ser mais papistas do que o papa?

09:10  
Blogger brunobd said...

sipo,

Este empréstimo não é das melhores notícias, mas agora era impensável parar um projecto destes. Esperemos que o LHC tenha sucesso. Caso contrário os fanáticos da investigação aplicada não se vão calar. A maior ironia disto tudo está no facto de um projecto como o LHC contribuir e muito para a tal investigação aplicada. Estes projectos são uma espécie de 2 em 1: podemos ficar a conhecer melhor o Universo e ainda obtemos uma tecnologia superior em benefício da sociedade. É preciso não esquecer que até a relatividade geral é hoje utilizada no famoso GPS. Algo que nem Einstein, nos seus melhores sonhos, imaginava.

09:16  

Post a Comment

<< Home