Tritão
Aparentemente o mistério do satélite de Neptuno, Tritão, com movimento retrógrado foi resolvido. Este tipo de movimento indica que o satélite foi capturado pela gravidade do planeta. Eram conhecidas várias teorias para explicar o movimento e o modo como esta captura aconteceu, mas nenhuma era inteiramente convincente. Craig Agnor e Douglas Hamilton propõem uma nova teoria que parte de uma descoberta recente. A maior parte dos objectos da Cintura de Kuiper estão agrupados num sistema binário. E se um desses sistemas ficasse sob a influência do campo gravitacional de Neptuno? De acordo com os dois cientistas um dos corpos perde energia para o seu parceiro, ficando desse modo em condições de ser capturado. O que absorve o excesso de energia separa-se do seu companheiro e continua a vaguear pelo espaço, agora solitariamente.
Labels: Neptuno, Sistema Solar
4 Comments:
Não tem nada a ver, mas hoje não te esqueças de olhar para o céu: http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/4754797.stm
Deve ser um espectáculo imperdível!
e eu até tenho uns binóculos.
Vamos ver se vale a pena ;)
conheces este site?
http://www.skyviewcafe.com/skyview.php
Dá para saber por onde andam alguns dos planetas.
Tenho de ver este link em casa, o meu pc cá do sítio tem... digamos algumas limitações. De qualquer forma obrigada pelo link. A propósito dos 'mini-cometas' - bem que olhei para o céu, mas não vislumbrei nada. Tenho de apostar num curso de iniciação ao espaço e comprar uns binóculos todos 'xpto'. Perco sempre o melhor da festa :)
Também não vi nenhum dos pedaços do cometa. Não estive em casa mas não levei os binóculos. Para a próxima tenho de levar isto mais a sério ;)
Post a Comment
<< Home