Friday, May 12, 2006

Tritão

Aparentemente o mistério do satélite de Neptuno, Tritão, com movimento retrógrado foi resolvido. Este tipo de movimento indica que o satélite foi capturado pela gravidade do planeta. Eram conhecidas várias teorias para explicar o movimento e o modo como esta captura aconteceu, mas nenhuma era inteiramente convincente. Craig Agnor e Douglas Hamilton propõem uma nova teoria que parte de uma descoberta recente. A maior parte dos objectos da Cintura de Kuiper estão agrupados num sistema binário. E se um desses sistemas ficasse sob a influência do campo gravitacional de Neptuno? De acordo com os dois cientistas um dos corpos perde energia para o seu parceiro, ficando desse modo em condições de ser capturado. O que absorve o excesso de energia separa-se do seu companheiro e continua a vaguear pelo espaço, agora solitariamente.

Labels: ,

4 Comments:

Blogger SIPO said...

Não tem nada a ver, mas hoje não te esqueças de olhar para o céu: http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/4754797.stm

Deve ser um espectáculo imperdível!

12:43  
Blogger brunobd said...

e eu até tenho uns binóculos.

Vamos ver se vale a pena ;)

conheces este site?

http://www.skyviewcafe.com/skyview.php

Dá para saber por onde andam alguns dos planetas.

19:31  
Blogger SIPO said...

Tenho de ver este link em casa, o meu pc cá do sítio tem... digamos algumas limitações. De qualquer forma obrigada pelo link. A propósito dos 'mini-cometas' - bem que olhei para o céu, mas não vislumbrei nada. Tenho de apostar num curso de iniciação ao espaço e comprar uns binóculos todos 'xpto'. Perco sempre o melhor da festa :)

12:19  
Blogger brunobd said...

Também não vi nenhum dos pedaços do cometa. Não estive em casa mas não levei os binóculos. Para a próxima tenho de levar isto mais a sério ;)

21:17  

Post a Comment

<< Home