Saturday, April 29, 2006

Novelas de Tchékhov

Comecei ontem a ler “Drama na Caça” de Anton Tchékhov. A Relógio D’Água decidiu editar esta novela juntamente com “O Duelo”.

A primeira novela começa de um modo que simplesmente agarra o leitor. Tchékhov começa por nos apresentar um candidato a escritor e o editor que eventualmente poderá publicar o livro do primeiro. Mas em vez de seguirmos o calvário a que um novo autor está, em geral sujeito, ou da soberba e arrogância de um editor, ficamos com o próprio livro do escritor. O editor confessa-nos que ficou de tal modo impressionado com o livro que decidiu presentear-nos com a própria obra! Assim a obra de Tchékhov torna-se supostamente na novela de um escritor sem experiência. Temos portanto um livro dentro de um livro. A história é inclusive anotada pelo editor e não temos acesso a algumas páginas porque o autor as riscou. É o próprio Tchékhov que faz essas notas como se fosse o editor.

O editor avisa os leitores que a obra, apesar de se ler muito bem, no que toca à qualidade literária não é significativa. É o próprio autor que brinca com a sua obra. Algo muito pouco comum nos tempos que correm.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home