Monday, February 06, 2006

Iluminando a matéria escura

Um grupo de astrónomos do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge conseguiu concretizar algumas das propriedades da matéria escura.

Este termo algo enigmático surgiu quando Jan Oort e Fritz Zwicky começaram a medir a velocidade de rotação das galáxias e perceberam que a velocidade destas era maior do que o esperado. Para justificarem essa velocidade, era obrigatório que a massa desta fosse maior do que aquilo que era deduzido do brilho das galáxias. Como não se vê, designou-se como “dark matter”.

Ao contrário do esperado, a matéria escura parece ter uma temperatura da ordem de 10000 ºC, e portanto a sua velocidade terá de ser muito maior do que o esperado. Inicialmente a teoria previa essencialmente partículas de matéria escura que se deslocavam com velocidades muito pequenas, da ordem dos milímetros por segundo. Os cientistas chegaram ao resultado de 9 km/s. Isso coloca essa matéria escura como “hot dark matter”.

Outra curiosidade, relatada na BBC News, é o facto da matéria escura, aparentemente, não poder existir sem ser em grandes estruturas. Este tipo de matéria cobre no mínimo uma distância de mil anos-luz!

Podem ler mais sobre a matéria escura na Wikipedia.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home