Monday, January 23, 2006

Cavaco Silva

É este o homem que, quase de certeza, irá ser “o presidente de todos os portugueses” durante os próximos dez anos. Dizem que é presidente pela margem mínima. Ele e os seus apoiantes não se importam, o que conta são os 50,6 %. Hoje podemos dizer que nenhum candidato de esquerda conseguiria derrotar Cavaco Silva. Os portugueses utilizaram estas eleições como um ajuste de contas com o governo PS.

Mário Soares, em terceiro lugar, foi cilindrado, mas na minha opinião isso não o diminui. A bravura e, talvez insensatez, com que foi para estas eleições, são a chave para todo o seu percurso político. Afinal de contas, quem é que no seu juízo perfeito iria afrontar o regime salazarista, colocando em risco a sua vida e da sua família por uns ideais? Só homens da têmpera de Soares. Os outros, mais sensatos e racionais, foram tratando da vidinha com o bico calado…

Esta derrota em nada diminui aquele que a história colocará como o político português mais importante do século XX. Isto não invalida que a mensagem dos eleitores para Soares tenha sido clara: o século XXI não é para ti.

Elejo o desabafo de Garcia Pereira como a citação maior destas presidenciais:

“Acabámos de eleger um mudo!”

E está tudo dito!

2 Comments:

Blogger SIPO said...

Concordo.
Este último episódio da vida política de Soares não mancha a sua vitalidade, nem o seu palmarés político. A derrota não subtrai o contributo dado à Democracia portuguesa. Mas que sai belicado, lá isso sai ... ainda para mais quando se tratou da eleição do primeiro Presidente centro-direita.
Mas este não era, definitivamente, o seu tempo. E os portugueses sabiam isso.

10:39  
Blogger brunobd said...

A história vai recordar a vitória do Cavaco nestas eleições e do Soares ficamos com as suas vitórias, que tão importantes foram para a democracia portuguesa.

O beliscão vai-se perder com o tempo. Quando morrer os que o queriam ver de pantufas vão sentir a falta dele.

00:50  

Post a Comment

<< Home