Thursday, January 26, 2006

Paisagem digital #7

Canotiers à Argenteuil (1873) - Pierre-Auguste Renoir

Paisagem digital #6

Estou a ler a biografia de Pierre-Auguste Renoir escrita pelo seu filho, Jean Renoir. A obra é de 1981, mas só foi traduzida em Portugal em 2005, pela editora Bizâncio.

O livro está escrito num tom humilde onde Jean Renoir vai contando episódios que ilustram as obras do seu pai e a sociedade onde estas foram produzidas. Parecem ser pequenas histórias, mas tem o condão de nos transportar para o século XIX e viver de perto os momentos mais bucólicos e desconcertantes da vida do pai do autor.

Para mim um dos grandes fascínios das biografias é a possibilidade de viajar para uma dada época e perceber como o cidadão comum e a sociedade viviam. Este género literário não proporciona somente um melhor conhecimento e uma série de anedotas engraçadas sobre uma dada pessoa, mas possibilita aquilo que muitos livros de história não conseguem.

Infelizmente nem sempre o autor faz justiça ao biografado, felizmente não é o caso. Através das memórias do filho conseguimos realmente entrever aquilo que terá sido o seu pai. As histórias, os desabafos, o humor, o erotismo, a sua visão do mundo e a pintura estão todos lá.

Estou na página 180, Pierre-Auguste Renoir está prestes a conhecer a mãe de Jean Renoir

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home