Tuesday, January 31, 2006

Film Comment

Comprei hoje a primeira Film Comment de 2006. Na capa está o novo filme de Woody Allen. É praticamente consensual, entre público e crítica, que Allen fez um dos seus melhores filmes dos últimos anos. É unânime também que este filme é diferente do esquema habitual do realizador. A frieza de Chris Wilton (Jonathan Rhys-Meyers) está distante das personagens nervosas habitualmente interpretadas por Allen. E o que dizer da sequência mais explicitamente sexual do cinema deste realizador. Aquela mão no rabo de Scarlett Johansson não deixa nenhum homem indiferente. As semelhanças com Crimes e Escapadelas – para mim, um dos cinco melhores filmes dele * – são evidentes, mas enquanto Judah Rosenthal (Martin Landau) deixava o acto para o seu irmão, Chris executa-o. Entre eles há um universo inteiro a separá-los.

Como habitualmente a Film Comment publica a lista dos melhores filmes do ano. No sítio da revista temos acesso a uma lista com cinquenta filmes (na revista aparecem apenas os vinte primeiros). Como todas as listas tem pontos comuns e opostos à nossa. Desta lista destaco a terceira posição de Reis e Rainha, a segunda posição do excepcional 2046 e o primeiro lugar do novo filme de Cronenberg. Se bem se lembram a revista Cahiers du Cinéma colocou este filme em segundo lugar. Um grande filme em perspectiva e nós sem o poder ver…vai um DVD?

Quem não quiser comprar a revista pode deliciar-se com duas entrevistas online: uma a Lars von Trier, com uma headline deliciosamente provocadora: “Torture is fine” e outra à realizadora Claire Denis.

* Os outros são Manhattan, Zelig, Another Woman e Deconstructing Harry.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home