Wednesday, December 14, 2005

Sírio e Sírio B

O Telescópio Espacial Hubble continua a deslumbrar. Depois de aparentemente lhe devermos a descoberta de duas novas luas de Plutão, permitiu agora resolver um problema com mais de 140 anos!

A estrela com maior brilho aparente do nosso céu está a 8,57 anos-luz de nós e é designada por Sírio. Esta estrela pertence à constelação de Cão Maior. Em 1862, foi descoberto por Alvan Graham Clark que essa estrela tinha uma companheira muito discreta. Foi apelidada como Sírio B e mais tarde foi classificada como uma Anã Branca. O pequeno ponto branco que se vê na fotografia é Sírio B. Esta é 10 000 vezes menos brilhante do que Sírio.

A sua discrição, perante o brilho da sua companheira, tornava impossível determinar, com precisão aceitável, várias das suas propriedades, como a sua temperatura superficial e a sua massa.

Com o Hubble foi possível alcançar uma precisão muito maior. A equipa que utilizou o telescópio, liderada por Martin Barstow, obteve para Sírio B, uma massa cerca de 98 % da massa solar e uma temperatura exterior de 25 200 K.

Podem ler a notícia em mais detalhe no sítio do Telescópio Espacial Hubble.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home