Monday, November 28, 2005

À Luz de Einstein [1905-2005]

Fui este fim-de-semana ver a exposição “À Luz de Einstein [1905-2005]”. Esta exposição vai estar patente ao público até 15 de Janeiro de 2006. Está localizada na galeria de exposições temporárias da sede da Fundação Calouste Gulbenkian.

A exposição está dividida em vários espaços. No primeiro designado como Biblioteca do saber” podemos apreciar 2400 anos de história onde muito se descobriu sobre o nosso Universo. O cenário lembra a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra.

No módulo seguinte dedicado ao Annus Mirabilis de Albert Einstein podemos ver os artigos originais, bem como a sua própria caligrafia.

Os módulos seguintes exploram de um modo informativo e lúdico os caminhos que Albert Einstein abriu para a ciência; desde o laser, os microscópios de efeito de túnel até ao computador que se tornou trivial tudo parece emergir das deambulações de Einstein.

Ele procurava apenas o conhecimento e com isso conseguiu criar as condições para que um novo tipo de tecnologia permitisse construir um novo tipo de sociedade. O famoso transístor só foi possível devido à compreensão da mecânica quântica que Einstein ajudou a construir, embora tenha passado a maior parte da sua vida a questioná-la. Hoje a ciência aplicada parece ser a rainha e por isso, cada vez mais os recursos vão essencialmente para a investigação “útil”. Convinha perceber que a história da ciência está recheada de episódios onde as grandes revoluções surgem de investigações que procuram o conhecimento profundo e não apenas o lucro imediato. E a obra de Albert Einstein é talvez um dos melhores exemplos disso.

Esta exposição surge no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Física. Para saberem mais vejam este sítio.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home