Thursday, September 22, 2005

Cleópâtre (1899)

É com muito prazer que dou esta notícia. Foi descoberto mais um filme de Georges Méliès. A informação foi retirada do blog wasted blues. O filme encontrado foi realizado em 1899 e chama-se Cleópâtre. É o primeiro filme a ser-lhe dedicado. Podem consultar este sítio muito interessante dedicado a filmes que abordam a cultura egípcia. Curiosamente é feito por um holandês.

A grande maioria dos filmes realizados por Georges Méliès foram dados como perdidos mas felizmente alguns deles têm sido descobertos. Neste sítio – apesar de estar muito desactualizado – podem ver a lista de filmes de Méliès entretanto encontrados. Desde o mais conhecido Le Voyage dans la Lune até Le Voyage à travers l’ Impossible quase tudo era permitido à personagem desempenhada por Méliès, até bater com um chapéu-de-chuva nos pobres selenitas do primeiro filme.

A contribuição dele para o cinema ficará para sempre associada às trucagens – que ele descobriu por acaso. Foram estas que deram ao cinema uma perspectiva que ia para além da mera cópia da realidade. Com Méliès, o cinema escapou ao seu destino documental, para abraçar um mundo de ilusões onde o realizador pode transformá-lo de acordo com as suas conveniências, como Fellini o mostraria – talvez melhor do que ninguém – em 8 ½.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home