Thursday, March 09, 2006

Recorde astronómico

A 4 de Setembro de 2005 o satélite Swift detectou a explosão de raios gama mais antiga, alguma vez registada. Os estudos efectuados indicam que a explosão que lhe deu origem ocorreu há 12,8 mil milhões de anos. Tendo em conta que actualmente o valor para a idade do universo é de cerca de 13,7 mil milhões de anos, temos entre esses dois valores uma diferença de “apenas” 900 mil anos!

A explosão de raios gama, baptizada de GRB 050904, durou 80 segundos. Tipicamente estas explosões podem durar desde milisegundos até alguns minutos.

Swift é o satélite da NASA responsável por estas descobertas. Curiosamente a história começa por uma necessidade militar. Nos anos 60, os Estados Unidos estavam preocupados com a possibilidade de outros países realizarem testes nucleares no espaço. Decidiram por isso enviar para o espaço uma série de detectores de explosões de alta energia. Nunca registaram explosões nucleares provocadas pelos homens da foice e do martelo, mas em compensação verificaram várias explosões de raios gama vindas do espaço profundo.

Estas explosões despertaram o interesse dos cientistas e estavam lançadas as bases para a criação de uma missão para o estudo destas. Em 1999 a NASA deu o aval à missão Swift. O lançamento da missão ocorreu a 20 de Novembro de 2004.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home