Monday, September 12, 2005

Plutão e Caronte

Há cada vez mais astrónomos a defender que Plutão não é um planeta mas apenas o primeiro corpo celeste da cintura de Kuiper a ser descoberto. Mas certezas ainda ninguém tem. Para esclarecer esta questão é necessário recolher mais dados sobre as características de Plutão e da sua lua Caronte, comparando-as depois com os seus vizinhos. A maior ou menor semelhança destes com Plutão ditará a sentença final.

O sitio da BBC apresenta a fotografia mais recente de Plutão.

Apesar de estar longe de ser perceptível é preciso dizer que Plutão é o único planeta a quem a humanidade ainda não conseguiu tirar um grande plano. Por isso esta foto é um passo em frente.

Para a única lua deste planeta também há novidades: a ocultação de uma estrela por parte de Caronte possibilitou a determinação do raio desta com uma precisão nunca antes conseguida. Com esse dado foi possível obter a densidade dessa lua:

1,73 ± 0,08 g/cc

Para que este resultado tenha algum significado podem comparar este valor com os outros planetas e satélites do sistema solar aqui.

Com esse novo dado vai ser também possível obter para o próprio Plutão dados mais rigorosos acerca do seu raio equatorial assim como da sua densidade.

Para o ano vai ser lançada a sonda New Horizons com o intuito de desvendar os mistérios destes dois corpos longínquos. Infelizmente a sonda só vai chegar a Plutão em 2015. Até lá os astrónomos vão continuar a tentar obter mais dados que possam contribuir para uma melhor compreensão de Plutão e Caronte.

Se quiserem que o vosso nome fique associado à missão New Horizons vejam este sítio. O prazo termina nesta quinta-feira… Hurry Up!!

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home