Thursday, December 21, 2006

COROT

No dia 27 de Dezembro o foguetão Soyuz vai lançar a missão COROT (COnvection ROtation and planetary Transits). COROT irá ficar numa órbita polar a uma altitude de 896 km. Esta missão consiste num telescópio destinado a procurar planetas extra-solares e a estudar o interior das estrelas.

O primeiro objectivo vai ser realizado através da passagem dos planetas, na perspectiva do telescópio, à frente da estrela em torno da qual orbitam. A passagem de um planeta, entre a estrela e o telescópio, provoca uma diminuição de brilho que é detectada por este, permitindo a sua identificação e caracterização. Este fenómeno é conhecido como trânsito e no nosso sistema solar, pode ser visto no caso dos planetas interiores. Quando ocorre um trânsito de Vénus ou de Mercúrio no Sol, vê-se um pequeno ponto preto a atravessar a superfície solar. O princípio de um trânsito é o mesmo dos eclipses, a única diferença é que, devido à distância e dimensões da Terra, Lua e Sol, deixamos de ver os dois últimos nos eclipses respectivos.

O segundo objectivo é investigar o interior das estrelas. O telescópio detecta as ondas acústicas que atingem a superfície estelar, vindas do seu interior, provocando autênticos “tsunamis” estelares. Estas alterações na superfície estelar provocam uma diminuição de brilho, que é detectada pelo telescópio COROT. A missão COROT é uma missão francesa, realizada pela CNES, com o apoio da ESA.

Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home