Tuesday, October 31, 2006

2009 – Ano Internacional da Astronomia

Já tínhamos o Dia Internacional da Astronomia. Agora, 2009 vai ser o Ano Internacional da Astronomia. Esta escolha é inspirada nas descobertas efectuadas por Galileu Galilei em 1609, quando começou a perscrutar o céu com um telescópio rudimentar, aperfeiçoado pelo próprio.

Galileu fez várias descobertas fulcrais para a astronomia moderna com o seu telescópio. Foi o primeiro homem a ver a superfície lunar cravejada de crateras e com montanhas. A Lua ao contrário do que diziam os estudiosos da Bíblia não era perfeita. Hoje, isto pode parecer pouco importante, de tal modo é evidente – mesmo a olho nu – que a Lua não é homogénea, mas no século XVII foi o princípio do fim de uma época.

Se a Lua era imperfeita, ou Deus criava obras imperfeitas, o que era inadmissível, ou em alternativa o mundo das esferas celestes também era governado pelas mesmas leis que existiam na Terra.

A descoberta dos satélites de Júpiter, conhecidos hoje como Galileanos, também colocava sérios problemas às ideias da época. Se tudo no céu girava em torno da Terra, como explicar aqueles satélites que giravam em torno de outro planeta?

Esfumava-se assim um Universo dividido entre mundo sub e supra lunar. Em 1687, Isaac Newton publicou os Principia onde apresentava a Lei da Gravitação Universal. Essa lei é uma das maiores conquistas do génio humano. Com uma simples lei todo o cosmos parecia mais próximo. A mesma Lei que agrega as estrelas da nossa galáxia é a responsável pela nossa queda depois de saltarmos. Esta conclusão está sugerida nas observações de Galileu. Isaac Newton, que não era conhecido pela sua modéstia, afirmou:

“If I have seen a little farther than others, it is because I have stood on the shoulders of giants”

Um deles era precisamente Galileu Galilei.

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home