Monday, July 17, 2006

Naves espaciais com escudos de plasma?

Ainda não estamos a falar de escudos como os da Mulher Invisível, mas no NIAC estuda-se a possibilidade de criar um escudo de plasma que proteja a nave espacial, na sua viagem até Marte.

Uma das ideias associadas a este projecto consiste em aproveitar o plasma expelido pelos motores da nave espacial como escudo de protecção. Um extraordinário exemplo de reciclagem!

Este escudo serve para defender os astronautas dos raios cósmicos, que devido à sua elevada energia, aumentam as possibilidades dos astronautas poderem vir a desenvolver doenças cancerígenas.

Os raios cósmicos são essencialmente protões, núcleos de Hélio (partículas alfa) e outros nuclídeos de maior massa. A maioria dos raios cósmicos tem origem galáctica e são hoje um campo muito interessante da astrofísica. O futuro LHC poderá estudar energias até 14 TeV (14×1012eV). Os raios cósmicos de maior energia já detectados atingem a impressionante energia de 1020eV. O estudo dos raios cósmicos permite , portanto, explorar energias fora do alcance dos melhores aceleradores de partículas. Para realizar essa tarefa está a ser constrúido o Observatório Pierre Auger. Este destina-se precisamente a detectar os raios cósmicos de maior energia. Portugal tornou-se membro deste Observatório este ano.

2 Comments:

Blogger SIPO said...

Gosto de ler os teus 'devaneios cósmicos' mas quando começas com essas equações matemáticas elevadas a 12 e a 20 começa a ser complicado acompanhar o raciocínio ;)

18:21  
Blogger brunobd said...

Só tens de imaginar um 1 seguido de 12 ou 20 zeros ;)

Imagina-os em fila indiana à direita do 1 :)

1000 - 10^3
10000 - 10^4
...
1000 000 000 000 - 10^12

Os expoentes até são simpaticos, evitam números que mais parecem comboios ;)

23:48  

Post a Comment

<< Home