Wednesday, January 11, 2006

Gazeta de Física

Recebi ontem a Gazeta de Física do último trimestre de 2005! Tem vários artigos interessantes, mas aquele que eu li logo, foi a biografia do matemático, Ruy Luís Gomes, da autoria de João da Providência. A história da ciência agrada-me particularmente, pois permite conciliar dois universos em geral apartados: a cultura científica e a humanista.

É um prazer descobrir os caminhos, muitas vezes sinuosos e cheios de pontos de interrogação, que os cientistas têm de percorrer, até atingir os seus objectivos científicos. Ao conhecer melhor as suas vidas, apreendemos também o tipo de sociedade com que tiveram de conviver.

A vida do brilhante matemático português decorreu no Estado Novo e ele foi uma das suas vítimas, ao ser demitido, por Salazar, do seu cargo de professor universitário. É bom dar a conhecer estes exemplos pois, infelizmente, alguma direita actualmente não resiste à tentação de reescrever a história. Aproveitando as actuais dificuldades económicas que o país atravessa, contrapõem a segurança ilusória do Estado Novo. Com argumentos económicos tentam-nos convencer que a liberdade de pouco vale, quando não se têm dinheiro.

Para quem considerar esse argumento pertinente, eu faço aqui uma pequena citação do texto de João da Providência sobre o biografado:

“Em 1947, Ruy Luís Gomes foi demitido de Professor Catedrático da Universidade do Porto, pela ditadura salazarista. Na sequência de feroz perseguição política e impossibilitado de desenvolver a sua actividade científica e académica em Portugal, viu-se obrigado a procurar o exílio.”

A segurança do Estado Novo – condenada a prazo devido à persistência no colonialismo – não pode justificar o afastamento de todos aqueles que pensavam de forma diferente. Não se pode trocar a liberdade de pensar por dinheiro!

2 Comments:

Blogger Jorge said...

Ver:
http://ruyluisgomes.blogspot.com/

20:48  
Blogger brunobd said...

Num país que pouca importância dá à memória, vale a pena ler um blog como o seu.

22:37  

Post a Comment

<< Home