Monday, January 09, 2006

Angela Merkel

O meu blogue é dedicado ao cinema e à física mas por vezes vou abrir excepções. A entrevista da Chanceler alemã ao Der Spiegel é uma delas. A notícia já foi veiculada por todos os órgãos de informação, mas fiz questão de não deixar passar em branco a afirmação de Angela Merkel no Projector Lunar.
“An institution like Guantanamo can and should not exist in the longer term.”
Os direitos humanos são para todos, mesmo para aqueles que cometeram os piores crimes. Não se pode ceder nisto. As excepções (por isto ou por aquilo) acabam sempre por ser uma desculpa para os piores crimes, em nome do Estado. Começa-se por retirar os direitos aos terroristas e depois é o próprio cidadão comum que vê a sua privacidade invadida… Na mesma entrevista a propósito do rapto do filho de um banqueiro alemão, Merkel, afirma isto:
“The issue then was whether it is legitimate to threaten or use torture to save the life of a child. The public debate showed that the overwhelming majority of citizens believed that even in such a case, the end does not justify the means. That is also my position.”

3 Comments:

Blogger Mono said...

De certa forma está enquadrado com o blog, a Angela Merkel não é física? ;)

23:33  
Blogger brunobd said...

É ;)

Ainda estive para colocar essa informação mas acabei por referir apenas as declarações dela.

Grande passagem de ano ;)

P.S. Vou colocar o vosso blog na minha lista de favoritos. Para quando o vosso Top 10 (2005) de Cinema?

00:49  
Blogger Mono said...

Xiii... É mais fácil fazer de discos que de cinema. De 2005 fico com o Million Dollar Baby e o Oldboy, apesar de ter havido muito e bom cinema.
Obrigado pelo link, respondo na mesma moeda :)
Abraço

12:19  

Post a Comment

<< Home