Wednesday, November 23, 2005

Charlie Chaplin: The Mutual Films Vol. 2 - DVD

Esta vai ser a capa do segundo DVD de curtas-metragens realizadas por Charles Chaplin para a Mutual. Curiosamente os filmes presentes neste segundo volume são cronologicamente anteriores aos existentes no primeiro volume. Talvez o marketing do BFI explique isso…

É nos pequenos detalhes que Chaplin demonstra a sua mestria. Entre perseguições, quedas e os truques habituais do Slapstick, surgem pequenos momentos onde a sátira social de Chaplin já exibe o futuro Monsieur Verdoux.

As curtas-metragens deste DVD são todas de 1916: The Floorwalker; The Fireman; The Vagabond; One A.M.; The Count e The Pawnshop.

2 Comments:

Blogger C. said...

Já que falas de Chpalin, aproveito para te perguntar sobre outro génio: Buster Keaton.

Que tal é o "The General"? Nunca vi e ando de olho nele (em promoção na Fnac) :)

22:56  
Blogger brunobd said...

Olá! Desculpa a demora na resposta mas estive ausente e só voltei ontem à noite.

Eu quando soube que este DVD ia ser editado em Portugal nem hesitei.
O humor de Buster Keaton joga muito com a composição da imagem. “The General” tem vários momentos inesquecíveis, onde é evidente que o realizador procura que o seu humor surja muito das situações, mais até do que das personagens. Há gags que não são imediatos e duram várias sequências, como acontece no caso da espada que estava sempre a sair da bainha.
As sequências mais hilariantes ocorrem durante as perseguições nas linhas-férreas, entre tiros de canhões.
Eu diria que é um tipo de humor menos acessível do que o de Charles Chaplin, mas de certo modo acaba por ser complementar.

A comprar definitivamente… Vai ficar muito bem ao lado das curtas-metragens dele que para o ano a colecção da Eureka (MoC) vai editar. Podes esperar por este mas na minha opinião podias começar já com este DVD.

12:46  

Post a Comment

<< Home