Thursday, October 30, 2008

Mailbox #18

Saturday, October 25, 2008

Reia & Saturno

A câmara instalada na sonda Cassini capturou esta bela imagem, oferecendo-nos Reia suspensa no espaço e no tempo. Esta missão proporcionou algumas das imagens mais espectaculares do nosso sistema solar. Esta irá figurar entre elas, pela serenidade que induz em nós.

A linha a negro que surge acima de Reia é o famoso anel de Saturno. A atmosfera do planeta aparece como fundo. Esta imagem foi tirada a uma distância aproximadamente de 1,2 milhões de quilómetros, a 17 de Julho.

Um momento mágico proporcionada pela exploração espacial.

Labels: ,

Wednesday, October 08, 2008

A new look!

Esta segunda passagem por Mercúrio da sonda Messenger permitiu pela primeira vez mostrar aproximadamente 30% da superfície de Mercúrio, ainda não fotografada, nem pela Mariner 10, nem na primeira passagem da nova sonda. As imagens mostram-nos uma surpreendente superfície raiada.

A imagem foi tirada quando a sonda se encontrava a 27000 km do planeta. A cratera brilhante perto do centro da imagem, para sul, chama-se Kuiper e foi parcialmente fotografada pela Marine 10.

Labels: ,

Monday, October 06, 2008

Here we go Again!

A sonda Messenger passou apenas a 200 km de distância de Mercúrio, pouco depois das 9h40 (hora portuguesa). Só amanhã, por volta das 15h, é que as primeiras imagens vão ser recebidas na Terra, sendo posteriormente disponibilizadas no sítio referido anteriormente.

Enquanto não temos estas imagens recupero a montagem que ilustra esta entrada, onde estão assinaladas e nomeadas algumas das crateras fotografadas por esta sonda. Esta imagem é o resultado de uma composição de fotografias tirada pela NAC (Narrow Angle Camera). Na ligação presente neste parágrafo existem ligações para imagens em alta resolução de algumas das feições mais importantes da superfície de Mercúrio. Imagem disponibilizada a 28 de Abril.

Labels: ,

Saturday, October 04, 2008

O regresso

NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington

Na próxima segunda-feira a sonda Messenger irá sobrevoar a superfície de Mercúrio a cerca de 200 km de distância. Esta segunda passagem por Mercúrio pode ser acompanhada no sítio “Mercury Flyby 2”. Entretanto podemos ver imagens da aproximação da sonda a Mercúrio tiradas pela NAC (Narrow Angle Camera) integrada no MDIS (Mercury Dual Imaging System).

Labels: ,

Thursday, October 02, 2008

Happy birthday!

A sonda Dawn celebrou no passado Domingo o seu primeiro aniversário e está a mais de 370 milhões de quilómetros da Terra. Esta sonda pretende estudar os asteróides Ceres e Vesta. Teremos de esperar por Agosto de 2011 para o encontro com Vesta, enquanto a passagem por Ceres acontecerá apenas em Fevereiro de 2015.

951 Gaspra foi o primeiro asteróide a ser visitado por uma sonda, Galileu, a 29 de Outubro de 1991, que tinha como destino final o planeta Júpiter. Esta sonda passou ainda pelo asteróide 243 Ida, a 28 de Agosto de 1993, e ficamos a saber que este asteróide tinha um satélite, o pequeno Dactyl. A 28 de Julho de 1999 a sonda Deep Space 1 passou pelo asteróide 9969 Braille.

Mas a missão mais espectacular relativamente aos asteróides foi proporcionada pela sonda NEAR. Entrou em órbita do asteróide 433 Eros e filmou a descida na sua superfície a 12 de Fevereiro de 2001. Antes de atingir esse objectivo passou pelo asteróide 253 Mathilde a 27 de Junho de 1997. A última passagem de uma sonda por um asteróide acorreu há menos de um mês.

Labels: ,