Wednesday, October 24, 2007

A caminho da Lua

A primeira etapa de Chang'e 1 foi concluida com sucesso. Esta sonda irá analisar e fazer um mapa da superfície lunar.

Labels: ,

Tuesday, October 23, 2007

Fly Me to the Moon

A Agência Nacional Espacial Chinesa vai lançar amanhã, às 11h00 (hora de Portugal), a sua primeira sonda orbital lunar Chang'e 1. É o primeiro passo no programa espacial chinês de exploração lunar, que prevê a ida dos primeiros taikonautas chineses em 2020. “Taikong” significa “espaço” em mandarim. Há assim mais uma designação para os novos navegadores: astronautas (E. U. A.), cosmonautas (Rússia) e espaçonautas (Europa).

Labels: ,

Thursday, October 04, 2007

Sputnik

O Sputnik foi para o espaço há precisamente 50 anos e inaugurou uma nova era da Humanidade. Aquilo que inicialmente era visto como uma excentricidade e um mero desperdício de dinheiro, leva actualmente cientistas conceituados, como Stephen Hawking, a afirmar que o nosso futuro está no espaço.

Uma primeira vitória para a Rússia (na altura ainda URSS) na exploração espacial que lançaria a corrida espacial que iria culminar com a ida à Lua dos norte-americanos a 20 de Julho de 1969. O Sputnik esteve em funcionamento durante 21 dias e reentrou na atmosfera a 4 de Janeiro de 1958. A resposta dos Norte-americanos chegou com o seu primeiro satélite, o Explorer I, lançado a 31 de Janeiro de 1958.

Na altura do lançamento do Sputnik o sinal de alarme suou nos Estados Unidos. Ninguém imaginava que os soviéticos estivessem tão avançados. Como resultado deste “susto” os currículos de ciência no ensino secundário foram modificados. As alterações realizadas nos currículos escolares foram ao nível da actualização do conhecimento científico, da introdução das últimas descobertas efectuadas com o intuito de criar uma nova elite de jovens.

Labels: ,