Friday, May 25, 2007

On Air #6

Na última rubrica On Air escolhi uma canção que fez parte da banda sonora de Jackie Brown. Desta vez a escolha recaiu numa música que é ela própria visual. A esta banda tudo parece sair bem. A voz, a sonoridade e a letra criam um ambiente que nos envolve.

I walked down to the ocean
After waking from a nightmare
No moon, no pale reflection
Black Mirror, Black Mirror

Shot by a security camera
You can't watch your own image
And also look yourself in the eye
Black Mirror, Black Mirror, Black Mirror

I know a time is coming
All words will lose their meaning
Please show me something that isn't mine
But mine is the only kind that I relate to
Le mirroir cassé
The mirror casts mon reflet partour
Black Mirror, Black Mirror, Black Mirror

The black mirror knows no reflection
It knows not pride or vanity
It cares not about your dreams
It cares not for your pyramid schemes
Their names are never spoken
The curse is never broken
The curse is never broken

Un! Deux! Trois! Dis: Miroir Noir!
Black Mirror!
Un! Deux! Trois! Dis: Miroir Noir!
Black Mirror!

Black Mirror, Black Mirror
Their names are never spoken
The curse is never broken
Their names are never spoken
The curse is never broken

Mirror, mirror on the wall
Show me where them bombs will fall
Mirror, mirror on the wall
Show me where them bombs will fall

Black Mirror!
Black Mirror!
Black Mirror!

On Air #5

Labels: ,

Monday, May 21, 2007

Wishlist

A editora Masters of Cinema colocou hoje à venda o seu primeiro DVD do realizador Georg Wilhelm Pabst. Conheço muito pouco da obra de Pabst, mas quando se fez um filme como “A Caixa de Pandora” talvez não seja preciso fazer mais nada. Este filme continua a ser capaz de encantar as novas plateias e manter as outras com vontade de voltar a ver a delicadeza e a sexualidade de Louise Brooks. Poucas actrizes conseguiram simbolizar de um modo tão certeiro a independência e a sexualidade desinibida e descomplexada da mulher moderna. Brooks foi para a Europa filmar com Pabst deixando para trás a poderosa máquina de sonhos de Hollywood. Pagou bem caro essa afronta, mas isso contribuiu para tornar o seu cariz rebelde legendário não o limitando ao grande ecrã.

Jean-Luc Godard homenageou-a em Viver a Sua Vida, onde Anna Karina adopta o mesmo corte de cabelo com que Louise Brooks deslumbrava as plateias masculinas em “A Caixa de Pandora”. A possibilidade de ver o outro filme onde esta actriz também actua para Pabst é obrigatório.

Mas não é tudo! Esta é a lista de DVD da MoC confirmados até agora.

#23 – Nosferatu

#25 – Tabu (Tabu: A Story of the South Seas)

#40 – Os Nibelungos (Die Nibelungen: Siegfried Tod, Die Nibelungen: Kriemhilds Rache)

#41 – A Mulher na Lua (Frau im Mond)

#44 – Chinmoku (Masahiro Shinoda)

#46 – Le Silence de la Mer (Jean-Pierre Melville)

#52-#55 Mizoguchi vol. I

#56-#59 Mizoguchi vol. II

“Nosferatu” vai ser comercializado pela primeira vez em DVD com a partitura original de Hans Erdmann. Mas como já possuo este filme na edição do BFI a prioridade vai para os outros filmes. Os filmes de Fritz Lang são imprescindíveis. Se há realizador que ambiciono ter a obra completa nos melhores DVD possíveis é precisamente este.

Depois da caixa dedicada a Buster Keaton, as duas caixas de Kenji Mizoguchi são uma prioridade. “Os Contos da Lua Vaga” é um dos meus filmes preferidos e desde ai sempre que posso tento ver mais filmes deste realizador. Entretanto em Portugal editaram, que eu saiba, os primeiros filmes em DVD desse realizador japonês. Curiosamente a Carlotta Films prefere editar logo cinco filmes. Mas para a nossa bolsa talvez não seja má estratégia dividir os filmes em duas caixas.

O filme de Shinoda vai despertar muita curiosidade, pois é a obra sobre a qual Martin Scorsese se vai basear no seu novo filme. Este para mim não será tão obrigatório como os primeiros mas não me importava de o comprar. Infelizmente vamos ter de esperar mais tempo por "Os Nibelungos", "Nosferatu" e "Tabu".

Há rumores que para o fim de 2007 ou inícios de 2008 a MoC irá editar uma caixa de DVD com cinco filmes mudos de Ernst Lubitsch. Os filmes são Anna Boleyn, Die Austernprinzessin, Die Bergkatze, Ich möchte kein Mann sein e Sumurun. Estão disponíveis nesta caixa alemã. Ernst Lubitsch é um dos realizadores que mais me deslumbrou nos últimos dois anos à custa da cinemateca.

Ainda sem número, mas asseguradas por Nick Wrigley neste fórum internacional vamos também poder ver este ano o primeiro Luchino Visconti e mais dois Murnau nesta colecção:

Belissima, Phantom e Der Letzte Mann.

As datas previsíveis para as várias edições são:

Junho (25) – Le Silence de la Mer

Setembro – Belissima e Chinmoku

Outubro – Frau Im Mond, Phantom e Der Letzte Mann.

Novembro – Mizoguchi vol. I

Dezembro – Mizoguchi vol. II

Os filmes que vão constar nas duas caixas de Mizoguchi de acordo com o catálogo da MoC são estes:

A Senhora Oyu (1951)

Os Contos da Lua Vaga (1953)

Os Músicos de Gion (1953)

O Intendente Sansho (1954)

A Mulher de Quem se Fala (1954)

Os Amantes Crucificados (1954)

A Imperatriz Yang Kwei-Fei (1955)

A Rua da Vergonha (1956)

Labels: , , , , , ,

Saturday, May 19, 2007

Encelado

Esta imagem de Encelado tem a particularidade de ter o norte geográfico rodado de 90º para a direita. Assim o sul subiu também 90º e encontra-se por isso no centro à esquerda nesta imagem. A imagem foi tirada a 25 de Abril, a 187 000 quilómetros de distância.

Esta é a região mais interessante deste satélite de Saturno, porque são frequentes as erupções de vapor de água. Este satélite coberto por um manto de gelo, já foi notícia aqui precisamente pelo material que expele.

O pólo sul deste satélite é mais quente do que a restante superfície. Alguns cientistas advogam que não é por acaso que esta actividade se encontra num dos pólos. Segundo Robert Pappalardo e Francis Nimmo o satélite reorientou a sua posição de modo a garantir que o ponto mais quente do planeta, por onde são expelidos os gases, ficava no pólo sul por questões de estabilidade.

As fotografias da missão Cassini-Huygens de Encelado exibem as fracturas na camada de gelo que cobre este satélite. É por estas falhas que o vapor de água e outros gases são expelidos. A enorme pressão sob a cobertura de gelo leva a que o vapor de água seja expelido e produza as belas fotografias que podemos ver. Como é que se produz essa pressão? A teoria mais recente baseia-se na fricção que se dá nas placas adjacentes a essas fracturas. Essa fricção ocorre devido aos movimentos na camada de gelo. Estes resultam da diferente intensidade da força gravitacional de Saturno sobre Encelado, conforme este está mais próximo ou afastado do primeiro ao longo da sua órbita elíptica. Essa fricção produz um aquecimento do gelo e isso leva à que este mude para o estado gasoso, sendo expelido como vapor de água.

Segundo os autores deste novo estudo a espessura da camada de gelo deve ser no mínimo cerca de cinco quilómetros e poderá mesmo atingir várias dezenas de quilómetros.

Com a quantidade de dados e excelentes fotografias que a sonda Cassini já nos enviou esta irá figurar como uma das missões com maior sucesso certamente. Podem deliciar-se com esta biblioteca de imagens desta missão. Perfeito!

Labels: ,

Tuesday, May 15, 2007

Prémio Royal Society para livros de divulgação científica

O vencedor deste ano do prémio para livro de divulgação científica da Royal Society foi para “Stumbling on Happiness” de Daniel Gilbert.

Ainda nenhuma editora portuguesa publicou o vencedor do ano passado. Talvez este tenha mais sorte. Gilbert defende no seu livro que a felicidade nem sempre é encontrada através dos caminhos mais óbvios e fáceis. Esta ideia capta mais facilmente a atenção do público generalista do que um livro sobre electricidade e a influência desta na humanidade. Eu espero que com o tempo ambos sejam publicados em Portugal. Bem como todos os outros, incluindo os que estão na “longlist”.

Labels: , ,

Monday, May 14, 2007

Royal Society Prize for Science Books

Entre 2000 e 2006 este prémio foi conhecido como “Aventis Prize for Science Books”. Este ano a Royal Society voltou a ser a única proprietária do maior prémio para um livro de divulgação científica e vai atribui-lo amanhã. Os livros candidatos a este prémio são:
Nenhum dos livros na “shortlist” é dedicado às ciências que habitualmente surgem neste blogue, embora na “longlist” estejam dois livros sobre cosmologia. Um do conhecido Paul Davies e outro de vários autores. O ano passado o vencedor foi David Bodanis.

Labels: , , ,

Monday, May 07, 2007

Volta


Já ouvi o novo disco de Björk, e se “Earth Intruders” captou logo a minha atenção, antes disso, no YouTube, a canção “Declare Independence” é desde já uma das minhas preferidas. Björk intercala as músicas que possuem a sua característica agressividade vocal e musical com outras de uma toada mais fluída. A percussão deste “Earth Intruders” leva-me a imaginar uma locomotiva em movimento.

E sim, é verdade, eu sou dos que adoram a música do “monstro”!

Labels: , ,

Sunday, May 06, 2007

Corot-exo-1b

CoRoT descobriu o “seu” primeiro exoplaneta. O planeta designado por Corot-exo-1b tem uma massa um pouco superior a Júpiter (1,3 MJ). O planeta tem um diâmetro entre 200 a 250 mil quilómetros. Ao contrário de qualquer planeta do nosso sistema solar, este completa uma revolução em torno da sua estrela (CoRoT-exo-1) a cada dia e meio. Isto pode parecer extraordinário mas é surpreendentemente normal para muitos dos exoplanetas descobertos.

O gráfico que acompanha esta entrada mostra como são detectados os exoplanetas. Uma das técnicas consiste precisamente em registar a diminuição periódica do brilho de uma estrela. A partir da diminuição do brilho e da duração desse acontecimento é possível determinar algumas das características do exoplaneta, como o período da sua órbita e o diâmetro deste.

Labels: , ,

Wednesday, May 02, 2007

A beleza do espaço

Esta é apenas uma das fantásticas imagens que a New Horizons enviou de Júpiter e dos seus satélites. Na fotografia, tirada em 28 de Fevereiro, podemos ver Europa e o maior planeta do sistema solar. A primeira sonda que irá fazer uma passagem pelo planeta anão Plutão, registou desde Fevereiro imagens que vão ficar no nosso imaginário. Algumas delas vão tornar-se dentro de alguns anos ícones da nossa aventura espacial. Esta bem pode ser uma delas!

Labels: , ,