Thursday, March 29, 2007

Tvashtar a cores

Depois das imagens cinzentas obtidas com a LORRI, a Multispectral Visible Imaging Camera (MVIC) oferece-nos imagens a cores de Io, um dos satélites de Júpiter. Conseguimos distinguir o vulcão activo Tvashtar a vermelho e a azul a ejecção de material expelido por este.

Podem comparar esta imagem com aquela que foi obtida pela LORRI aqui.

Labels: , ,

Tuesday, March 27, 2007

Graffiti

A maior parte dos graffiti que já vi, limitam-se a ser desenhos com um polícia com cara de mau ou auto-retratos de rebeldes de boné. Tudo simplista e directo. Mas este graffiti é diferente. Este é brilhante! Diz tudo aquilo que vai na cabeça do autor sem precisar de legendas.

Parabéns ao autor, seja lá ele quem for…

Labels:

Friday, March 23, 2007

Mailbox #13

Ainda não vi este filme de Federico Fellini. Este DVD foi comprado por impulso depois de ver o documentário “Diário de um Realizador”, presente na excelente edição Criterion do filme 8 ½. O filme rodado para Televisão, geralmente negligenciado foi uma absoluta surpresa para mim. O tom de voz, quase sussurro, as personagens que nos habituamos a ver nos seus filmes, levando Fellini a afirmar que lhes deve mais, do que alguma vez lhes poderá dar marcam o imaginário deste filme. O modo suave como Fellini transforma o desalento por um filme que nunca acabará, na paixão e empenho total pelo seu novo filme mostram a magia do cinema, no seu ocaso e na sua criação. Fiquei com vontade de comprar mais um filme deste realizador e a escolha recaiu neste filme. Estava na minha wishlist há muito tempo, mas o clique só foi dado no fim-de-semana passado.

Mailbox #12

Labels: , ,

Friday, March 16, 2007

Os segredos de Marte

O planeta árido, sem vestígios de água, descrito pelas Viking 1 e 2 nos anos 70 parece cada vez mais distante. Se a água que está confinada no pólo sul, na forma de gelo, derretesse, a superfície deste ficaria coberta com uma camada de água de onze metros. Se o depósito de gelo fosse sobreposto ao continente europeu, iria ocupar boa parte deste. As descobertas relacionadas com a existência de água em Marte actualmente e no passado são um dos grandes triunfos das últimas missões a este planeta.

O sinal que o radar recebe quase não tem atenuação, isso implica que o sinal do radar atravessou essencialmente gelo, pois este não enfraquece o sinal ao contrário das poeiras. Dos resultados obtidos os cientistas deduziram que o depósito é constituído quase inteiramente por água, no mínimo noventa por cento. Já se sabia que o pólo sul marciano continha gelo no seu interior, mas o radar Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionospheric Sounding (MARSIS) foi o responsável pela obtenção destes dados mais precisos.

O próximo passo é realizar o mesmo estudo no pólo norte. A Mars Express continua a realizar um bom trabalho.

Labels: ,

Monday, March 12, 2007

On Air #4

Tonight, Tonight é uma daquelas canções agradáveis logo na primeira audição. Consegue-nos – ou pelo menos a mim conseguiu – conquistar imediatamente. Depois de a ouvir tive ainda a agradável surpresa de ver um videoclip inspirado no mais famoso filme do pioneiro Georges Méliès, realizador pelo qual tenho uma simpatia especial.

Ao contrário do que era habitual nesta rubrica, preferi desta vez dar primazia ao videoclip. Neste videoclip está tudo aquilo que tornou famoso o filme de Méliès: as sombrinhas, os selenitas, as estrelas cadentes, a Lua e a alunagem mais famosa da história do cinema, o regresso e a queda no mar e finalmente o regresso à superfície.

E ainda hoje quando esta música surge na rádio, o prazer de ouvir esta canção mantém-se intacto. Aparentemente esta canção não envelhece, tal como os pequenos filmes de Georges Méliès. Era bom que pudéssemos festejar todos os anos a descoberta de filmes perdidos deste realizador!

On Air #3

Labels: ,

Thursday, March 08, 2007

Mailbox #12

Só vi este filme uma vez, numa cópia em VHS. A qualidade da imagem e do som não eram as melhores, até porque a cassete podia ser considerada uma veterana, tal o uso a que tinha sido sujeita. Apesar disso, em meados dos anos 90, foi um prazer ver um dos filmes ditos menores de Orson Welles.

Hoje, na era do DVD e do triunfo da tecnologia, perante edições que deixam qualquer VHS a uma galáxia de distância, muitas vezes não nos sentimos satisfeitos com o que vemos. As nossas expectativas aumentaram tanto, que exigimos de cada nova edição quase a perfeição!

Felizmente algumas editoras de DVDs destacaram-se precisamente por conseguirem, na maioria das vezes, satisfazer essa exigência. A Criterion desbravou este caminho primeiro que qualquer outra e a ela devemos a necessidade de extras dos dias de hoje. Mas desde 2004 uma editora inglesa iniciou uma nova colecção onde, a cada novo DVD, ganha novos admiradores. Nem sempre acertam, e Assassination é talvez um dos maiores exemplos. Mas e o que dizer da fabulosa caixa com todas as curtas-metragens de e com Buster Keaton? Só tenho pena que o pioneiro Georges Méliès ainda não tenha uma edição ao mesmo nível.

Para já, no entanto, espero rever este filme nos próximos dias.

Mailbox #11

Labels: , ,

Tuesday, March 06, 2007

A Lua na ribalta

Depois do eclipse lunar total ocorrido no último Sábado mais uma notícia lunar. A Agência Espacial Chinesa (CNSA) anunciou hoje que vai enviar a sua primeira sonda para a Lua ainda este ano. Foi baptizada como Chang'e 1 e tem como missão realizar o primeiro mapa lunar a 3D, sobrevoar o satélite e fazer uma estimativa da espessura da crosta lunar. Mais um passo na mira de outros objectivos mais ambiciosos. A alunagem de um astronauta chinês dentro de 15 anos é o grande desígnio desta agência espacial.

E, entretanto, congénere alemã (DLR) anunciou também uma missão à Lua, embora com outros objectivos e calendário. A Lua volta a cativar os líderes mundiais. O Projector Lunar vai continuar atento.

Labels: ,