Wednesday, February 28, 2007

Beijo espacial

Ocorreu hoje o ponto de aproximação máximo entre a sonda New Horizons e o planeta Júpiter. A atracção gravítica deste permitiu que a sonda aumentasse a sua velocidade em quase catorze mil quilómetros por hora, permitindo-lhe sair de Júpiter com uma velocidade superior a oitenta quilómetros hora. Nunca uma sonda viajou a esta velocidade!

Durante esta aproximação a sonda aproveitou para tirar fotografias a detalhes do planeta e dos seus satélites. Nos próximos dois meses vamos poder ver mais fotos, à medida que forem sendo enviadas da sonda para a Terra. Para já fica esta foto do maior satélite de Júpiter.

Labels: , ,

Friday, February 23, 2007

Cahiers du Cinéma #620

O filme que aguardo com mais expectativa estreou em França este mês. E em Portugal, quanto tempo mais vamos ter de esperar?

E entretanto aproveito para lançar outra questão. Manderlay? Será que tenho mesmo de comprar este DVD para o poder ver?

Labels: , , , ,

Thursday, February 22, 2007

Bem-vindos a Júpiter!

A maior aproximação da sonda New Horizons a Júpiter vai ocorrer no dia 28. Para já podemos ver esta foto tirada no dia 10 deste mês pela LORRI. Vai ser a última imagem integral de Júpiter tirada por esta sonda. Em compensação as próximas imagens vão fornecer mais detalhes sobre este gigante gasoso. O breve encontro com Júpiter será a sua única companhia antes de atingir o seu objectivo em 2015.

Labels: , , ,

Wednesday, February 21, 2007

Interregno

Há quase um ano não ‘screvo.
Pesada, a meditação
Torna-me alguém que não devo
Interromper na atenção.

Tenho saudades de mim,
De quando, de alma alheada,
Eu era não ser assim,
E os versos vinham de nada.

Hoje penso quanto faço,
‘Screvo sabendo o que digo…
Para quem desce do espaço
Este crepúsculo antigo?

Fernando Pessoa – 23/05/1932

Não vai assim há tanto tempo, mas a verdade é que o Projector Lunar tem estado votado ao abandono. Por vezes o mundo lá fora fala mais alto do que a blogosfera…

De qualquer modo este blogue não é para acabar. Ainda não é tempo da entrada “The End”. No entanto este súbito aparecimento não é ainda sinal do regresso definitivo. Trata-se de um intervalo para um novo estágio. É verdade, decidi mudar a orientação deste blogue. Até este momento a natureza do Projector Lunar consistia na união de áreas tão distintas como astronomia, física, cinema, pintura, banda desenhada, livros, música e por vezes umas pitadas de politica.

Quando o Projector Lunar regressar terá apenas um tema forte e poderá depois versar ocasionalmente sobre outras matérias. Ainda não decidi qual será o tema principal. Isso irá depender em parte do que eu fizer no mundo que há para lá da blogosfera.

Até lá um abraço ou um beijo a todos os que ainda me continuam a visitar.

Flagrante delitro #1

Labels: , ,