Monday, May 29, 2006

Peanuts #7

(cliquem na imagem para ampliar)

Publicado originalmente a 10 de Março de 1969.

Peanuts #6

Labels: ,

Sunday, May 28, 2006

Palma de Ouro para "The Wind That Shakes the Barley"

A Palma de Ouro foi para The Wind That Shakes the Barley de Ken Loach. Nunca foi um dos meus realizadores de eleição. A crítica dividia-se entre Volver, de Almodóvar, e Babel, de Iñarritu. Por isso os prémios atribuídos a estes realizadores não surpreendem: melhor argumento para o primeiro e melhor realizador para o segundo. Entre estes a minha preferência vai claramente para o cinema do espanhol.

Uma curiosidade deste palmarés são os prémios de melhor interpretação masculina e feminina. Os prémios foram repartidos por cinco actores de Indigènes e seis actrizes de Volver. Aparentemente, os dois grandes fiascos deste festival foram o filme de Sofia Coppola e de Richard Kelly. Depois de algum burburinho sobre o filme de Pedro Costa, nenhum prémio bafejou o único cineasta português na selacção oficial. Ao longo do ano as dúvidas serão desfeitas.

Wednesday, May 24, 2006

A longa caminhada do ITER


As notícias sobre o ITER continuam a ser meramente burocráticas. A construção do reactor de fusão nuclear só irá começar em 2008. A construção irá custar dez mil milhões de euros. Apenas para 2016 está prevista a criação do primeiro plasma.

Tuesday, May 23, 2006

Five Star Hubble

O telescópio Hubble maravilha-nos continuamente com visões do cosmo. Desde os objectos mais próximos no nosso sistema solar, até aos objectos mais longínquos, como os quasares. O destaque desta vez vai para os quasares. Devido a um fenómeno designado por lente gravitacional, previsto por Albert Einstein, o telescópio Hubble captou, pela primeira vez, a formação de cinco imagens de um quasar distante. As imagens do quasar são os pontos azulados no centro.

Thursday, May 18, 2006

Paisagem digital #12

Homem e Mulher Contemplando a Lua (Man and Woman Contemplating the Moon, c. 1824) - Caspar David Friedrich

Paisagem digital #11

Labels: ,

Wednesday, May 17, 2006

Prémio Aventis 2006

Foi ontem atribuído o prémio Aventis para o melhor livro de divulgação científica editado em Inglaterra. A honra coube a Electric Universe de David Bodanis, o autor de E = mc2. O livro trata do electricidade e da sua influência no mundo moderno, que muitas vezes passa despercebida. Bodanis conta a história da relação entre a humanidade e a electricidade ao longo dos séculos. Uma história feita de sucessos, desilusões, momentos geniais e simples falcatruas.

O prémio Aventis foi atribuído pela primeira vez em 1988. Podem ver a lista de contemplados aqui. Dos premiados destaco o livro de Bill Bryson, sobre o qual já escrevi por cá. Esperemos que o novo livro de David Bodanis também seja editado entre nós brevemente.

Tuesday, May 16, 2006

Festival de Cannes 2006

O Festival de Cannes deste ano começa amanhã com a exibição de The Da Vince Code. A lista de filmes candidatos à Palma de Ouro é a seguinte:

Babel – Alejandro González Iñarritu
Crónica de una Fuga – Israel Adrián Caetano
El Laberinto del Fauno – Guillermo Del Toro
Fast Food Nation – Richard Linklater
Flandres – Bruno Dumont
Iklimler – Nuri Bilge Ceylan
Il Caimano – Nanni Moretti

Indigènes – Rachid Bouchareb
Juventude em Marcha – Pedro Costa
La Raison du Plus Faible – Lucas Belvaux
Laitakaupungin Valot – Aki Kaurismäki
L'Amico de Famiglia – Paolo Sorrentino
Marie Antoinette - Sofia Coppola
Quand J’Étais Chanteur – Xavier Giannoli
Red Road – Andrea Arnold
Selon Charlie – Nicole Garcia
Southland Tales – Richard Kelly

Summer Palace - Lou Ye
The Wind That Shakes the Barley – Ken Loach

Volver – Pedro Almodóvar

Desta selecção a minha atenção vai em primeiro lugar para três filmes: Il Caimano de Nanni Moretti; Southland Tales de Richard Kelly e Volver de Pedro Almodóvar. Com Juventude em Marcha de Pedro Costa, o cinema português volta à selecção Oficial de Cannes.

Do ano passado, até agora, vi apenas sete filmes: A History of Violence; L'Enfant; Where the Truth Lies; Broken Flowers; Caché; Sin City e Last Days.

Se é natural que a distribuição de alguns filmes seja mais complicada, é frustrante ainda não ter podido ver Manderlay de Lars von Trier, quando o DVD já está disponível nas lojas online. Dos filmes seleccionados para o festival de 2005 o meu eleito é, sem dúvida, o filme de Cronenberg. E em 2006?

Friday, May 12, 2006

Tritão

Aparentemente o mistério do satélite de Neptuno, Tritão, com movimento retrógrado foi resolvido. Este tipo de movimento indica que o satélite foi capturado pela gravidade do planeta. Eram conhecidas várias teorias para explicar o movimento e o modo como esta captura aconteceu, mas nenhuma era inteiramente convincente. Craig Agnor e Douglas Hamilton propõem uma nova teoria que parte de uma descoberta recente. A maior parte dos objectos da Cintura de Kuiper estão agrupados num sistema binário. E se um desses sistemas ficasse sob a influência do campo gravitacional de Neptuno? De acordo com os dois cientistas um dos corpos perde energia para o seu parceiro, ficando desse modo em condições de ser capturado. O que absorve o excesso de energia separa-se do seu companheiro e continua a vaguear pelo espaço, agora solitariamente.

Labels: ,

Wednesday, May 10, 2006

As 24 horas da Venus Express

No último Domingo a Venus Express atingiu a sua órbita final. Os vários instrumentos de pesquisa da sonda vão começar a ser testados, para que a 4 de Junho esta possa começar a sua missão científica.

Labels: ,

Tuesday, May 09, 2006

Trabalhos forçados

Há qualquer coisa que não está a funcionar bem no Ministério da Educação. (…)

O problema reside em considerar os professores como meros funcionários públicos e colocá-los na escola em sumária situação de bombeiros prontos para ocorrer à sineta de alarme. Mas a multiplicação de reuniões sobre tudo e mais alguma coisa não permite que o professor prossiga na sua formação científica. Quando poderá ler, quando poderá trabalhar, quando poderá actualizar-se? Não é certamente nas escolas que existem condições para isso. (…)

Pelo caminho que as coisas estão a tomar, assistiremos a uma barbarização dos professores cada vez mais desmotivados, cuja única obsessão passa a ser defenderem-se dos insultos e dos inqualificáveis palavrões que ouvem à sua volta. A escola transforma-se num espaço de batalha campal, com o apoio da demagogia dos paizinhos, que acham sempre que os seus filhos são angelicais cabeças louras. E com a cumplicidade dos pedagogos do ministério. Quando precisaríamos como de pão para a boca de um ensino sólido, estamos a criar uma escola tonta e insensata.

Nesta benemérita tarefa tem-se destacado o secretário de Estado Valter Lemos. (…)

Vem agora dizer que o professor deve avisar previamente que vai faltar, o que no limite significa que eu prevejo com alguns dias de antecedência a dor de dentes ou a crise de fígado que vou ter. E que deve dar o plano da aula que poria em prática caso estivesse em condições. Donde, as matérias são totalmente independentes de quem as ensina, basta pegar no manual, e ala que se faz tarde. Começa a tornar-se urgente uma remodelação do Governo, mas isso é tema delicado a que voltarei mais tarde.

(O Fio do Horizonte de Eduardo Prado Coelho no Público de hoje)

Já era tempo de alguém vir defender os professores do ensino não universitário. Numa altura que tanto se fala da necessidade de aumentar as qualificações dos portugueses a educação devia ser prioritária. Mas aquilo que se vê é um Ministério da Educação apenas interessado em poupar dinheiro. Turmas com mais de 25 alunos continuam a ser uma realidade, num país onde os resultados estão longe de ser bons. Mas em turmas tão numerosas serão de espantar taxas de desistência tão elevadas?

Saturday, May 06, 2006

Dia Internacional da Astronomia

Friday, May 05, 2006

A constante cosmológica infiel

São notícias como esta que tornam a ciência fascinante. Havia quem especulasse sobre a possibilidade do Universo poder nascer e morrer continuamente. Para a teoria actual tudo começou há 13,5 mil milhões de anos. Interrogar um cientista sobre o que se passou antes, no âmbito da teoria vigente, não faria sentido.

Mas o modelo do Big Bang tem vários problemas. Foram estes que levaram João Magueijo a colocar a hipótese da variação da velocidade da luz ao longo do tempo. Com esta conjectura o físico português pretendia fornecer uma alternativa à teoria da inflação. O problema que interessa para esta história prende-se com a constante cosmológica. Nos anos 20 Einstein apercebeu-se que as suas equações implicavam um universo não estático. Como não aceitou essa solução, adicionou um termo – constante cosmológica – que permitia manter o Universo estático. Mais tarde, depois de Edwin Hubble ter observado o desvio para o vermelho nas galáxias, Einstein disse que este tinha sido o maior erro da sua vida.

Mas a ciência percorre um caminho muito sinuoso e muitas vezes aquilo que parece errado, torna-se a solução. Um dos resultados mais intrigantes da cosmologia actual é o aumento da velocidade de afastamento das galáxias. E eis que a constante cosmológica surge como uma das possíveis soluções. A discrepância entre o valor que esta deveria ter, de acordo com a teoria, e aquele que é observado é uma das grandes dificuldades actuais. A diferença é superior a 1 googol (10100).

Paul Steinhardt e Neil Turok surgem agora com uma solução engenhosa. A ideia de um Universo cíclico não é nova. Aquilo que é novo é propor a hipótese do valor da constante cosmológica já ter sido muito grande mas entretanto, depois de muitos Big Bangs e Big Crunchs, tenha diminuído para o seu valor actual. Isso significa que o valor da constante cosmológica seria a única informação que passaria de um universo findo para o novo.

Para já é apenas uma teoria mas são precisamente estes saltos na imaginação que tornam a ciência tão apaixonante.

Wednesday, May 03, 2006

The Meatrix

Recebi um filme em flash por email. Normalmente faço forward ou apago-os simplesmente. Mas este merece vir para o meu blogue. Uma crítica acertada à procura desenfreada do lucro sem olhar ao resto. Normalmente este tipo de críticas é vista com desdém, mas quando as “vacas loucas” batem à nossa porta a história já é outra.

Vejam o filme aqui. Para saberem mais sobre a produção deste filme de quatro minutos só tem de ir ao sítio do filme.

Tuesday, May 02, 2006

Mailbox #4

A minha caixa de correio tinha mais um DVD: The Prisoner of Shark Island. Em Janeiro já tinha dedicado uma entrada a este DVD.

Podem ver análises a este DVD no DVD Times e no DVDBeaver. O DVD Times não poderia ser mais elogioso para um DVD de um filme de 1936. Infelizmente os extras não são legendados.

Mailbox #3

Labels: ,