Saturday, April 29, 2006

Novelas de Tchékhov

Comecei ontem a ler “Drama na Caça” de Anton Tchékhov. A Relógio D’Água decidiu editar esta novela juntamente com “O Duelo”.

A primeira novela começa de um modo que simplesmente agarra o leitor. Tchékhov começa por nos apresentar um candidato a escritor e o editor que eventualmente poderá publicar o livro do primeiro. Mas em vez de seguirmos o calvário a que um novo autor está, em geral sujeito, ou da soberba e arrogância de um editor, ficamos com o próprio livro do escritor. O editor confessa-nos que ficou de tal modo impressionado com o livro que decidiu presentear-nos com a própria obra! Assim a obra de Tchékhov torna-se supostamente na novela de um escritor sem experiência. Temos portanto um livro dentro de um livro. A história é inclusive anotada pelo editor e não temos acesso a algumas páginas porque o autor as riscou. É o próprio Tchékhov que faz essas notas como se fosse o editor.

O editor avisa os leitores que a obra, apesar de se ler muito bem, no que toca à qualidade literária não é significativa. É o próprio autor que brinca com a sua obra. Algo muito pouco comum nos tempos que correm.

Thursday, April 27, 2006

LHC vs ILC

Em 2007 começará a funcionar o LHC: o maior acelerador de partículas do mundo, na Europa. Os quarks (e antiquarks), que constituem os protões (e antiprotões), serão acelerados numa circunferência com 27 quilómetros de perímetro. Depois dos últimos sucessos em física de partículas terem sido americanos (a descoberta do quark top e das propriedades físicas do plasma de quarks e gluões) a Europa prepara-se para tomar a dianteira.

Tendo em conta isso, uma comissão norte-americana, liderada por Harold Shapiro, definiu quais devem ser as prioridades na área da física de partículas elementares, para os Estados Unidos. Em primeiro lugar deverá estar o investimento no LHC. Contudo, de acordo com o mesmo comité a construção de um acelerador de partículas, concorrente do LHC, deverá ser a segunda prioridade. O início da actividade está previsto para 2015. Ao contrário do LHC, o acelerador americano – International Linear Collider (ILC) – pertencerá à categoria dos aceleradores lineares, como o SLAC.

Obviamente os Estados unidos não podem ficar de fora do LHC, mas este comité torna claro que, para o país manter a supremacia nesta área, é fundamental a construção de um acelerador para a escala de energias de TeV (1012 eV), tal como o LHC, nos Estados Unidos. Nas palavras de Harold Shapiro:

“For a nation the size and wealth of ours, it is important to take leadership”

Wednesday, April 26, 2006

Peanuts #6

1969 irá ficar na história do século XX como o ano em que o homem passeou, pela primeira vez, num corpo celeste que não a Terra. A ida à Lua era o assunto dominante. A alunagem ocorreu a 20 de Julho, mas o lançamento da primeira missão desse ano - Apollo 9 - foi a 3 de Março. Charles Schulz não escapou à euforia.

Publicado originalmente a 8 de Março de 1969.

Peanuts #5

Labels: ,

Monday, April 24, 2006

Mailbox #3

A minha DVDteca passa a contar com Ordet de Carl Dreyer. É o segundo filme deste realizador na minha colecção. O outro filme é Mikäel. O próximo Dreyer na minha colecção será Dia de Cólera.

Mailbox #2

Labels: ,

Thursday, April 20, 2006

Na infância do planeta vermelho

A missão Mars Express identificou cerca de 90% da composição mineral da superfície marciana. Os cientistas identificaram três épocas geológicas. A mais interessante é a mais antiga, que decorreu desde a formação do planeta até há 4,2 mil milhões de anos atrás.

O responsável por esta proeza é o espectrómetro OMEGA da Mars Express. Identificou um tipo de mineral – filossilicatos (Si2O5) – que para se formar necessitam da presença de água. A existência desta desperta sempre a atenção dos cientistas, pois é fundamental para o aparecimento de vida semelhante à que foi gerada na Terra. Esta descoberta torna os locais, onde este tipo de mineral foi encontrado, muito apetecíveis para as próximas missões. Esses locais são Marwth Vallis, Arabia Terra, Terra Meridiani, Syrtis Major e Nili Fossae.

A missão ExoMars da ESA deverá aterrar, em Marte, numa dessas regiões para poder estudar com mais pormenor as pistas agora encontradas. Mas ainda temos de esperar bastante, pois esta só deverá partir em 2011.

Labels: ,

Tuesday, April 18, 2006

A melhor colecção de DVDs?

Desde ontem está disponível, Toni, de Jean Renoir. Podem ver as análises efectuadas a este DVD no DVD Times e DVDBeaver.

Para Maio estão previstos dois filmes: Abhijan e Kwaidan. Do primeiro ainda não há análises, mas do segundo o DVDBeaver tem disponível uma comparação entre este DVD e o da Criterion. Gary Tooze não deixa dúvidas sobre qual deve ser a opção. Aos poucos a MoC vai-se tornando a editora de referência europeia. Actualmente estou à espera do primeiro John Ford desta colecção.

Para saberem as novidades que nos esperam nos próximos meses consultem a página de notícias da MoC.

Os três DVDs de Murnau seriam o destaque natural. Um é o Fausto, quais serão os outros? Contudo a edição do primeiro filme de animação nesta colecção, da autoria de René Laloux, merece igual destaque.

Monday, April 17, 2006

Paisagem digital #11


Névoa Lavanda: Número 1, 1950 (Lavander Mist: Number 1, 1950, 1950) – Jackson Pollock

Paisagem digital #10

O Projector Lunar faz hoje um ano!

Labels: ,

As dimensões do "décimo planeta" voltam a encolher

Depois de uns dias ausente devido à Páscoa, volto com uma notícia da semana passada. As observações do telescópio Hubble de 9 e 10 de Dezembro último colocam o diâmetro de 2003 UB313 nos 2400 quilómetros com um erro de 100 quilómetros. A margem de erro, em relação aos dados anteriores, melhorou 300 quilómetros. Apesar disso, a melhor imagem de 2003 UB313 não é muito entusiasmante, como podem constatar na imagem acima. Comparando este com Plutão (2300 km) verifica-se também que afinal Xena não é muito maior do que o nono planeta.

Muito mais interessante do que as suas dimensões é a sua alta reflectividade. Só Encelado, satélite de Saturno, reflecte mais luz do que 2003 UB313. 86 % da luz incidente é reflectida pela superfície deste. No sítio dedicado a 2003 UB313, Mike Brown, Chad Trujillo e David Rabinowitz propõe uma explicação para uma reflectividade tão intensa. Actualmente 2003 UB313 está a uma distância de 97 Unidades Astronómicas. Na astronomia define-se a unidade astronómica como a distância média da Terra ao Sol: aproximadamente 150 milhões de quilómetros. Xena está portanto a uma distância tal que a energia solar recebida é tão ínfima que a temperatura deste é inferior ao ponto de fusão do Azoto (- 210 ºC). Por isso a atmosfera de Xena, constituída por azoto e metano, congela e espalha-se pela superfície de Xena quando este navega tão longe do Sol. O manto de azoto e metano espalhado uniformemente pela superfície deste corpo da cintura de Kuiper reflecte praticamente toda a radiação incidente.

Labels:

Wednesday, April 12, 2006

A new friend for Venus

Mais um sucesso para a Agência Espacial Europeia. Numa altura em que tanto se fala da falta de competitividade da Europa e da sua desadequação ao século XXI – a famosa velha Europa – é um prazer ver a Europa triunfar.

Os jovens franceses que fizeram o primeiro-ministro francês recuar também merecem o meu aplauso. São atitudes como as deles que mostram que a globalização neoliberal está longe de ser inevitável.

Enquanto isso, Berlusconi perde o poder para Romano Prodi. A vitória, por uma margem bastante escassa, é bastante discreta, mas mesmo assim, Nanni Moretti, deve estar contente. Pior seria aquilo que aconteceu nos Estados Unidos, com a continuação de George W. Bush na Casa Branca.

Labels: ,

Monday, April 10, 2006

Faltam dez horas

Amanhã às 8h17 (hora de Portugal) o motor da Venus Express vai começar a trabalhar e durante cinquenta minutos a velocidade desta irá diminuir em cerca de 15%. A desaceleração da sonda é essencial para que esta possa ser capturada pela gravidade de Vénus. Podem ver o mapa de acontecimentos na página da ESA.

O momento mais delicado acontecerá quando a sonda for ocultada por Vénus. Serão dez longos minutos em que não haverá comunicação entre esta e a Terra. Se a inserção da sonda, numa órbita em torno de Vénus, correr de acordo com o previsto, às 8h55 esta retomará o contacto com a Terra.

A órbita final com um período de 24 horas em torno de Vénus só será atingida no dia 7 de Maio. A Venus Express executará nessa altura uma órbita cuja a distância ao planeta oscilará entre 66 000 e 250 quilómetros.

Labels: ,

Saturday, April 08, 2006

De volta...

O regresso do astronauta brasileiro e dos membros da 12ª expedição à ISS está previsto para amanhã à meia-noite e quarenta e cinco (Hora de Portugal).

Podem seguir o evento em directo na NASA TV.

Friday, April 07, 2006

New Horizons atravessa a órbita de Marte

A sonda New Horizons atravessou hoje a órbita de Marte. No entanto, como se pode ver no gráfico acima, a sonda está mais próxima da Terra do que de Marte. O primeiro encontro com um planeta do Sistema Solar só irá acontecer a 28 de Fevereiro de 2007.

Thursday, April 06, 2006

Venus Express

O lançamento da Mars Express a 2 de Junho de 2003 foi um momento importante para a Agência Espacial Europeia (ESA). Era a primeira vez que uma missão a um planeta tinha sido idealizada e concretizada apenas por europeus. A missão Mars Express foi um sucesso e continua a enviar fotografias extraordinárias da superfície marciana. A autora destas fotografias é a High Resolution Stereo Camera (HRSC). No final da missão a ESA pretende ter toda a superfície do planeta Marte fotografada a cores, em 3D e com uma resolução de 10 metros. Para localizações geológicas consideradas interessantes a resolução atingirá os 2 metros! Podem ver as imagens mais antigas aqui e as mais recentes no sítio da ESA. O sucesso desta missão está patente na decisão, tomada em Dezembro do ano passado, de continuar esta missão por mais um ano marciano. Infelizmente esta missão não foi um sucesso total devido à perda do Beagle 2.

A partir do dia 11 deste mês a atenção da ESA vai dividir-se com a Venus Express. É nesse dia que decorrerá a desaceleração que permitirá à Venus Express ser capturada pela gravidade de Vénus, ficando a orbitar em torno deste. Até lá os cientistas da ESA podem corrigir o percurso da Venus Express para que esta esteja na trajectória adequada para a desaceleração. Depois a Venus Express irá estabilizar numa órbita com um período de 24 horas, que só será atingida no início de Maio.

Labels: ,

Wednesday, April 05, 2006

The Notorious Bettie Page (2005)

Estreia no dia 14 a biografia da rainha das pin-up nas salas de cinema norte-americanas. No sítio oficial podem ficar a conhecer melhor a mulher que nos conservadores anos 50 parecia existir para desafiar a moral vigente na sociedade norte-americana.

Bettie Page encarnava cada fantasia sexual com um misto de inocência e de perversidade. Era muito convincente como "bad girl" mas desarmava a cena mais séria com os seus sorrisos.

É tudo isto que poderemos ver neste filme, com Gretchen Mol a interpretar a Bettie Page. Aparentemente o papel assenta-lhe que nem uma luva.