Sunday, July 31, 2005

Um novo vizinho

O nosso novo vizinho já era conhecido desde 2003 e foi catalogado como 2003 UB313. Actualmente está a uma distância do Sol de 97 U.A.

O 10º planeta, tão ansiosamente procurado pelos astronomos desde a descoberta de Plutão por Clyde Tombaugh em 1930, foi descoberto por Michael Brown, Chad Trujillo e David Rabinowitz.

Não é, contudo, o planeta gigante que durante anos se julgou existir para lá de Neptuno. O novo planeta descoberto é muito mais parecido com Plutão do que com os gigantes gasosos.

Mais informações aqui e aqui.

Labels: ,

Sunday, July 24, 2005

Breve História de Quase Tudo

Image hosted by Photobucket.com

Bill Bryson é o autor de um dos melhores livros de divulgação científica que já li. É daqueles livros em que cada página lida, convida à leitura das que se seguem, tornando impossível ou pesaroso a interrupção da leitura.

Para aqueles que em geral não nutrem grande simpatia pelos assuntos científicos, este livro pode bem ser a melhor solução para inverter essa opinião negativa.

Bryson vai às entranhas da ciência para nos mostrar uma imagem pouco veiculada desta. Este livro não é povoado por seres imaculados, capazes de ter ideias luminosas enquanto tomam o pequeno-almoço. Em vez disso, o autor, conta episódios que ilustram uma ciência feita por pessoas com sonhos, defeitos, ambições comuns a qualquer cidadão, com muita sorte ou azar misturados. É da combinação de todos esses factores que pode surgir um prémio Nobel ou simplesmente uma vida cheia de aborrecimentos, oportunidades perdidas e algumas injustiças.

O autor é provido de uma enorme ironia que muito ajuda este livro. Em suma, um livro essencial em qualquer biblioteca. Comprem-no!

Sunday, July 17, 2005

SN 2005cs

Antes de falar da supernova mais recente um pouco de história...

As supernovas são acontecimentos relativamente raros: em média ocorre uma supernova por século numa galáxia. No século XX tivemos de esperar, na nossa galáxia, até 1987 para podermos observar a supernova que ficou conhecida como SN 1987A. São responsáveis pela formação dos elementos mais pesados do que o ferro. Sem estas não seria possível entregar medalhas de ouro e prata aos melhores atletas nas competições desportivas. A existência na Terra deste tipo de elementos pesados é a prova de que a matéria, a partir da qual se formou o nosso sistema solar, resultou de uma supernova. O Sol é portanto uma estrela de segunda geração, ou dito de outra forma: nós somos filhos de uma supernova.

Uma supernova é um fenómeno extremamente violento que se caracteriza por uma enorme explosão, responsável pela ejecção de material estelar, e por outro lado numa implosão do núcleo central. Dependendo da massa da estrela original, essa implosão pode originar uma estrela de neutrões ou mesmo um buraco negro.

A primeira supernova registada e comentada por astrónomos ocorreu em 1054 D.C. na região da constelação do Touro. A bela nebulosa do caranguejo é o que resta hoje desta supernova. O brilho desta era tão intenso que foi visível a olho nu durante mais de 600 dias, de acordo com o registo feito pelos astrónomos chineses. Esse brilho extraordinário deve-se também ao facto de ser uma das poucas supernovas ocorridas na nossa galáxia. A maior parte das supernovas detectadas é, naturalmente, exterior à nossa galáxia e por isso são mais discretas. Contudo os astrónomos chineses não foram os únicos a registar o evento, o povo índio Sinagua gravou nas rochas esse acontecimento que muito os deve ter impressionado. Os Sinagua viviam num território que hoje faz parte do Novo México, E.U.A. É possível associar as figuras representadas nas rochas a estrelas bem conhecidas como Sirio, Prócion, Plêiades e a própria Lua. A posição destes corpos celestes permite mesmo determinar em que dia foi observada a supernova. Podem ver e ler com mais detalhe aqui.

Gravura feita pelos Sinagua


Nebulosa do Caranguejo

Este exemplo reflecte bem a importância de preservar os poucos registos que temos da nossa pré-história. Lembra-nos a importância de preservar as gravuras paleolíticas do Vale do Côa, pois são o único modo que temos de atingir a alma e conhecer quem foram aqueles homens que habitaram o mesmo espaço muito tempo antes de nós. Falta criar na população portuguesa uma necessidade de ver estes espaços como seus, de modo a serem acarinhados e defendidos por estes. É fundamental que os portugueses tenham orgulho no seu património cultural, pois só assim as verbas disponibilizadas para a sua preservação ou restauro serão apoiadas.

A SN 2005cs foi detectada por Wolfgang Kloehr a 28 de Junho e ocorreu na galáxia M51. Ao contrário da primeira supernova já citada, esta não é observável sem um telescópio ou binóculo.

A revista Sky and Telescope exibe na internet duas fotografias que permitem comparar o antes e depois da supernova. Esta torna-se sem qualquer dúvida o objecto mais luminoso da sua galáxia. É o ponto branco por baixo do centro da galáxia M51.

SN 2005cs

Tuesday, July 05, 2005

Ficções de filmes

Ficções de filmes


A Ficções publica três números por ano: um deles – não numerado – é dedicado a uma temática sempre diferente. É precisamente esse que estará disponível a partir de 12 de Julho. A nova Ficções vai ser dedicada aos filmes, ou mais precisamente, a vários contos que deram origem a longas-metragens.

Paralelamente a cinemateca irá dedicar um ciclo de cinema ao mesmo tema. O link fica aqui.

A primeira Ficções que comprei foi a nº 9 (Primavera de 2004) e desde ai tornei-me um leitor habitual. É compensador ler pequenos contos que são quase sempre surpreendentes e de grande qualidade.

A Ficções tem um site na internet onde disponibiliza um conto integral de cada edição, assim como a biblioteca online do conto. O site da Ficções é este.

Labels: ,